VIII Reunião Internacional Markdata

Nos passados dias 22, 23 e 24 de Abril de 2009, realizou-se em Sesimbra, Portugal, o Oitavo Encontro Internacional da Markdata.

MediaMonitor,  14 maio 2009

Este encontro reuniu representantes de França, Bélgica, Holanda, Ucrânia, e este ano os países da América Latina marcaram uma forte presença com pessoas de diferentes áreas do IBOPE Pesquisa de Media do Brasil, Equador, Chile, Argentina, Peru, Costa Rica e México. Estiveram também presentes novos rostos, um representante da Geórgia, Marrocos, África do Sul e Suíça.

Tal como em anos anteriores, a reunião teve como principal objectivo introduzir os mais recentes desenvolvimentos de mercado da empresa em termos estratégicos, bem como analisar e debater as realidades de cada mercado, para elaborar estratégias conjuntas para o futuro.

A reunião internacional começou com uma introdução de José Manuel Oliveira (COO do Grupo Marktest), seguido por Paulo Silva e Miguel Saraiva, que resumiram o trabalho realizado pelos diferentes departamentos de desenvolvimento da Markdata durante o ano passado.

A Markdata introduziu novos avanços na plataforma de desenvolvimento, o MAP (Markdata Application Platform), sob o tema "Creative Technology".

André Moreira fez uma abordagem técnica sobre a plataforma MAP (Markdata Application Platform), explicando a nova estrutura, objectivos e vantagens da plataforma na criação de ferramentas de análise e planeamento de media.

Francisco Giménez e Luis Alferes apresentaram o potencial que a plataforma oferece tanto para os representantes de cada país como para os utilizadores finais. Para efeitos de demonstração, utilizou-se a Markdata Media Workstation V5 com base na plataforma MAP.

"A Markdata continua a aumentar a flexibilidade dos produtos, permitindo ao representante criar as suas próprias ferramentas, com as suas próprias marcas e estratégias de marketing, usando uma abordagem mais gráfica, sem perder o actual potencial das tabelas de resultados ...

Para os utilizadores finais isso irá resultar na criação de ferramentas simplificadas de análise multimédia e totalmente orientadas para os métodos de trabalho de cada cliente, caso a caso."

Com este objectivo, a Markdata torna-se a primeira empresa internacional que partilha tecnologia para a criação de soluções de alto nível para Media, com o MAP (Markdata Application Platform) e também para o desenvolvimento de soluções de baixo nível para Media, com o MMF (Markdata Media Frame Work).

No âmbito do conceito MAP, Paulo Silva mostrou aplicações de diferentes conceitos de análises estatísticas para análises de media, trazendo uma outra abordagem para a interpretação dos resultados. Análises estatísticas tais como segmentação da audiência, correspondências entre variáveis, PCA-Correlação entre audiências, ou clusters de padrões de consumo enriquecem a interpretação dos dados e simplificam o trabalho de investigação.

Adam Torzecki apresentou duas novas soluções:
- O novo módulo para a projecção de audiências como uma ferramenta estratégica para as estações de TV estimarem a sua grelha de programação futura e preços dos Breaks Comerciais. - Um novo conceito de construção de bases de dados cujo maior potencial é a velocidade de processamento, muito veloz, altamente indicado para a busca rápida e eficiente de informações!

Allex Callay representando a Eurodata TV (Grupo Médiamétrie), deu uma visão geral da Eurodata TV e apresentou o MyETV V2, um software desenvolvido pela Markdata exclusivamente para aquela empresa.

Francisco Giménez fez uma introdução sobre a evolução do conceito de Relatórios Executivos, demonstrando como a primeira versão deste conceito foi já uma grande melhoria no desempenho e simplicidade do workflow de vários clientes para obterem a sua análise ad-hoc final.

Jaime Hermida, da Marktest Espanha, e Ana Cristina Dias, da Mediamonitor, continuaram a apresentar a experiência Espanhola e Portuguesa, respectivamente, sobre a implementação de ferramentas Executivas usando a segunda versão do conceito de Relatórios Executivos.

Esta segunda versão, usando o sistema de MRS (Markdata Reporting Service), é caracterizada por ser ainda mais flexível na utilização de parâmetros que tornam esses relatórios totalmente dinâmicos. Foram apresentadas aplicações de alguns clientes e o impacto positivo da utilização destas soluções no seu dia-a-dia de trabalho foi muito realçado.

A apresentação foi concluída mostrando o último conceito de Relatório Executivo utilizando a plataforma MRS-MAP, que garante a flexibilidade e dinamismo e também permite relatórios executivos construídos sem nenhum conhecimento de programação.

Vitor Morais e Filipe Pereira apresentaram o MAFRAS (Markdata Application Framework Services), uma nova ferramenta para aceder aos motores de Audiência e Resultados da Markdata, para a sua integração nos sistemas proprietários do cliente. O IBOPE AGB México, representado por Rodrigo Juárez e Héctor Matus, completaram a apresentação do MAFRAS falando da experiência mexicana na utilização desta ferramenta e a sua importância estratégica.

O primeiro dia do encontro terminou com uma prova de vinhos na vinha Catralvos, onde o processo dos diferentes tipos de vinho produzidos na adega foi explicado, seguido de um jantar no belo Castelo de Palmela.

No segundo dia de reunião Ricardo Saraiva iniciou as sessões de demonstração com uma apresentação da nova plataforma técnica para aplicações web baseada em Web Services, cujo valor acrescentado é usar os recursos físicos dinamicamente e construir a aplicação Web, serviços, à medida de cada cliente, bem como o acesso remoto a bases de dados ou outros serviços.

Pedro Queirós, da Marktest, apresentou o FolioTrack, um serviço de criação e de análise para monitorização de folhetos promocionais na grande distribuição, com base na nova plataforma web.

Manuel Monteiro, da Mediamonitor, introduziu a nova ferramenta Web para Clipping, que apresenta progressos interessantes face à sua versão antecessora: aumenta a velocidade na consulta, aumenta a dinâmica na análise e simplifica o processo de pesquisa e filtragem de informações.

Bárbara Gomes e Filipa Varela da Marktest apresentaram a experiência com o Target Group Index em Portugal e as ferramentas utilizadas no mercado local para analisar os dados TGI.

Nathalie Costa, da Mediamonitor, encerrou a sessão de demonstrações apresentando o portfólio de soluções de Gestão de media e planeamento utilizado em Portugal, um sistema integrado que inclui a gestão dos clientes e negociações (Campaign Management System), a gestão e facturação de ordens de compra\venda (Adlog), o Planeamento Estratégico (Advisor) e o planeamento táctico\booking (Planview).

Para finalizar o encontro, José Manuel Oliveira abriu as sessões de grupos de trabalho paralelas onde as situações específicas de cada cliente/país foram analisadas em conjunto.

O balanço do encontro foi novamente muito positivo, com muito boas reacções aos conceitos apresentados, criando grandes expectativas a curto/médio prazo e preparando o terreno para um futuro sustentável.

Tudo o que a Markdata é hoje é devido aos seus clientes; aprender com todos vocês é o melhor legado que podemos dar a todos.

"Nesta nova era de descobertas, esperamos continuar a navegar convosco."

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Latin America 2020

    22 a 24 de abril de 2020

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de abril de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa