A banca em Portugal

O Grupo Marktest vai lançar uma análise sobre a banca e os seguros em Portugal. Confira alguns dos dados disponíveis para o sector da banca.

Grupo Marktest,  7 outubro 2009

O sector financeiro é um sector muito relevante na economia nacional e que se encontra neste momento perante uma série de desafios face aos quais urge deter ferramentas de análise e diagnóstico que possibilitem tomar decisões de forma sustentada.

O Grupo Marktest de há muito que realiza estudos específicos para o sector financeiro, nomeadamente para banca e seguros, e detém por isso uma experiência e know-how muito relevantes nesta área.

Muitos dos dados disponíveis, quer no Grupo Marktest, quer noutras fontes, encontram-se no entanto dispersos em múltiplas ferramentas e plataformas requerendo muitas vezes duplicação de esforços quando se pretende obter uma "fotografia" mais completa do sector.

Foi com base neste enquadramento que o Grupo Marktest decidiu desenvolver esta análise sobre o sector financeiro, que se decompõe em duas abordagens distintas mas complementares, uma para o sector da banca e outra para o sector dos seguros.

Alguns dos indicadores de enquadramento do sector bancário disponíveis nesta análise são os seguintes:

  • O sector bancário é actualmente composto, segundo o Banco de Portugal, por 41 bancos nacionais, contando-se 7157 dependências bancárias em território nacional.
  • Os bancos estão presentes em todos os concelhos do país, mas apenas em 29% das 4260 freguesias que compõem o território nacional.
  • Observa-se uma grande concentração geográfica desta actividade, pois metade das dependências de bancos localiza-se em apenas 28 dos 308 concelhos do país.
  • Ainda segundo os dados do banco de Portugal, o Millennium bcp é a instituição com maior número de dependências em Portugal. Com 1447 estabelecimentos (20.2% do total), está presente em 244 dos 308 concelhos do país.
  • A Caixa Geral de Depósitos, com 887 dependências (12.4% do total), é a instituição com maior cobertura regional, apenas ausente do concelho de Porto Moniz, na Madeira.
  • O sector da banca emprega em Portugal 50 029 pessoas, um número que representa 1.1% do total de população empregada no país tendo registado um produto bancário global de 14 mil milhões de euros, o que equivale a 8.7% do Produto Interno Bruto.

Estas publicações podem ser adquiridas no nosso site. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais