Actuação dos Políticos chumbada



Quando questionada acerca da actuação dos principais líderes partidários portugueses, a população de Portugal Continental classifica-a, de um modo geral, negativa.

De facto, de acordo com os resultados do Barómetro Político da Marktest/DN/TSF, referente ao mês de Setembro, apenas um líder, Francisco Louçã (do Bloco de Esquerda), reúne maior número de opiniões favoráveis. Para 36.8% dos inquiridos a sua actuação foi positiva, e para 31%, negativa. Este é também o líder partidário sobre o qual incide maior percentagem entre os que não sabem ou não respondem a esta questão: 32.2%.

Carlos Carvalhas, secretário geral do Partido Comunista, é o líder partidário com a percentagem de avaliação positiva mais baixa, não indo além de 24%. Para 45.5% dos portugueses, a sua actuação foi negativa.

Ferro Rodrigues, líder do Partido Socialista, também tem uma avaliação positiva baixa (25.2%) e quase metade dos inquiridos consideram a sua actuação negativa (48.4%).

O Primeiro Ministro e líder do Partido Social Democrata tem uma percentagem de avaliação negativa próxima à do líder do maior partido de oposição - 47.8%, ficando-se, em termos de avaliação positiva, pelos 34.7%. Por outro lado, é aquele que reúne a maior percentagem de respostas dadas, sendo que apenas 17.6% dos inquiridos não se pronuncia sobre a sua actuação.

Para 55% dos inquiridos, Paulo Portas, presidente do Partido Popular e Ministro do Estado e da Defesa Nacional, tem actuado de forma negativa, sendo este político aquele que tem a percentagem de opiniões negativas mais elevada. Apenas 26.1% considera a sua actuação positiva.

Esta análise foi feita com base no Barómetro Marktest/DN/TSF, que tem a seguinte Ficha Metodológica.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk