A rádio na última década
A rádio na última década
placeholder
A análise Uma Década de Audiências em Portugal, que o Grupo Marktest lançou recentemente, mostra como evoluiu o consumo de rádio dos portugueses e quais as suas estações favoritas.
Grupo Marktest
13 abril 2010

Os dados disponíveis na análise Uma Década de Audiências em Portugal permitem ver como os portugueses registam preferências diferentes face às estações de rádio no período analisado.

Ao longo da última década, os dados do Bareme Rádio da Marktest mostram uma relativa estabilidade nas audiências deste meio. Tomando como referência os anos limites da análise, a audiência acumulada de véspera passou de 56.3% em 2000 para 57.0% em 2009 e a audiência média de rádio de 6.4% em 2000 para 6.3% em 2009.

placeholder

A curva de audiência de rádio entre estes dois momentos também se manteve relativamente estável, embora mostrando no último ano um aumento nas audiências entre as 14 e as 18 horas. Considerando intervalos de 15 minutos, o "pico" da rádio observa-se, em 2009, entre as 11h e as 11h15m, quando atinge 13.0% de audiência média.

placeholder

É quanto às estações escutadas que mais diferenças se registam na última década, com o aumento de audiência das estações do Grupo Renascença, que em 2009 lideram em todos os períodos horários, contrariamente à situação verificada em 2000, quando a liderança alternava entre as estações deste Grupo e as do Grupo Media Capital.

Os dados utilizados nesta análise constam da publicação Uma Década de Audiências em Portugal que o Grupo Marktest editou recentemente. Veja aqui um documento de apresentação desta publicação, bem como a listagem completa de informação disponível no relatório.

Se deseja adquirir este relatório, pode fazer a sua encomenda pelos seguintes meios:

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRS Annual Conference 2026

    Conferência anual da MRS, sob o lema "Research on the Edge: Building our futures".

    10 de março de 2026

    MRS - The Market Research Society

    Hilton London Bankside, 2-8 Great Suffolk Street,London SE1 0UG, UK

    [email protected]

  • succeet26

    Para acompanhar em primeira mão as últimas inovações e tendências do setor.

    18 a 19 de março de 2026

    Esomar

    RheinMain CongressCenter, Wiesbaden, Alemanha

    [email protected]