Os utilizadores portugueses do Youtube
Os utilizadores portugueses do Youtube
placeholder
O youtube comemora cinco anos de existência e o estudo Netpanel meter da Marktest permite acompanhar a utilização deste site pelos internautas nacionais.
Grupo Marktest
27 abril 2010

placeholderCriado em Abril de 2005, o Youtube comemora agora cinco anos de existência. Os dados do estudo Netpanel meter da Marktest permitem acompanhar a utilização deste site entre os residentes no Continente com 4 e mais anos na navegação realizada a partir do lar. O período desta análise corresponde ao compreendido entre Fevereiro de 2006 (primeiro mês a partir do qual a amostra possui casos para análise) e Março de 2010, tendo-se considerado apenas o domínio youtube.com.

Em termos de número de utilizadores únicos (em percentagem face ao total de internautas), os dados disponíveis mostram um crescimento muito acentuado até meados de 2008, altura em que se regista uma quebra nos acessos, que se mantêm oscilantes até Agosto de 2009 para depois dessa data registarem novo fôlego. A tendência geral é de crescimento, com os valores a passarem de 8.2% de internautas em Fevereiro de 2006 para 48.1% em Março de 2010. O valor máximo foi observado em Outubro de 2009, quando 55.7% dos residentes no Continente com 4 e mais anos visitaram o Youtube a partir de suas casas.

placeholder

O número médio de páginas consultadas por utilizador registou uma tendência de forte crescimento até Maio de 2008, quando se registou um pico mensal de 79 páginas por utilizador. Depois dessa data observou-se um decréscimo neste indicador até Setembro de 2008, altura a partir da qual tende a estabilizar, embora com oscilações mensais. Os valores passam de 6 páginas por utilizador em Fevereiro de 2006 para 55 em Março de 2010.

placeholder

Quando a tempo despendido, regista-se uma tendência geral de crescimento muito acentuado no período em análise, com os acessos a este domínio a representarem de 0.2% do tempo total dedicado à Internet em Fevereiro de 2006 para 6.6% em Março de 2010. Em Junho de 2009 registou-se o valor mais elevado, com o tempo dedicado ao Youtube a representar 7.2% do tempo total dedicado a este meio.

placeholder

No primeiro trimestre de 2010, 2816 mil portugueses acederam a este domínio (68.4% do total de internautas nacionais), tendo visualizado 314 milhões de páginas e dedicado-lhe mais de 6 milhões de horas, uma média de 2 horas e 19 minutos por utilizador.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais