Centros comerciais: Alcochete com maior área per capita
Centros comerciais: Alcochete com maior área per capita
placeholder
Os dados da APCC disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest mostram que o concelho de Alcochete é aquele que possui maior área de centros comerciais por habitante.
Grupo Marktest
11 maio 2010
placeholder

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) contabiliza 105 centros comerciais em Portugal, com uma área de cerca de 2,6 milhões de m2. Estes números equivalem a uma dimensão média de 24752 m2 por centro.

Os centros comerciais estão presentes em 49 dos 308 concelhos do país, o que significa que, nos concelhos onde estão presentes, existe uma média de dois por concelho.

O concelho de Lisboa é aquele com maior número destas superfícies. Os 12 centros aqui localizados correspondem a 11.4% do total. Oeiras e Porto possuem 5 centros comerciais cada, o que, conjuntamente com Lisboa, equivale a 21.0% do total.

O mapa assinala os concelhos que possuem pelo menos uma destas unidades comerciais.

placeholder

Lisboa é também o concelho onde mais área comercial desta tipologia está concentrada, com 11.4% do total, seguido de Matosinhos (6.7%) e Vila Nova de Gaia (5.5%).

placeholder

Em termos de densidade de centros comerciais (um índice que relaciona a área destas superfícies com a superfície total do concelho), vemos que é Amadora aquele que possui um valor mais elevado, seguido de São João da Madeira e Lisboa.

Já quanto à densidade per capita, é o concelho de Alcochete aquele que apresenta maior dimensão destas unidades comerciais face à população residente no concelho, pois possui 4192 m2 em centros comerciais por 1000 habitantes.

Os dados disponíveis evidenciam ainda que os centros comerciais localizados em Matosinhos, Alcochete e Amadora são os que possuem maior dimensão, três vezes acima da média nacional.

Esta análise foi realizada com o sistema de geomarketing Sales Index , cuja filosofia é fornecer aos utilizadores todas as ferramentas necessárias à realização de análises de caracterização regional e do poder de compra do país. Para além das variáveis de caracterização concelhia (recolhidas junto de fontes oficiais), o sistema disponibiliza também um conjunto de índices que permitem não apenas visualizar como as variáveis se relacionam entre si, mas também fazer comparações entre os diversos concelhos do país.

Paralelamente, as suas funcionalidades permitem um vasto leque de aplicações de rentabilização da informação de base e de sustentação de estratégias de desenvolvimento local.

É hoje utilizado sobretudo para análise de redes de venda e distribuição, definição de objectivos de venda regionais, análise do potencial concelhio ou definição de novas localizações, entre muitas outras análises de geomarketing.

Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais