Jovens mais republicanos?

Jovens mais republicanos?

placeholder

Em sondagem exclusiva para o Grupo Marktest em Notícias, os jovens entre os 18 e os 24 anos foram os que mais afirmaram que Portugal estaria hoje pior como monarquia.

Grupo Marktest
6 outubro 2010

No ano em que a implantação da república em Portugal comemora o seu centenário em Portugal, o Grupo Marktest em Notícias realizou uma sondagem exclusiva, através do Fonebus da Marktest, para conhecer a opinião dos portugueses sobre a República.

Tal como analisado em anterior artigo (ver aqui), a maioria dos entrevistados nesta sondagem considerou que hoje estaríamos pior se Portugal tivesse continuado sendo uma Monarquia, uma resposta dada por 37% dos entrevistados. Pelo contrário, para 19.7% dos inquiridos estaríamos hoje melhor como monarquia e para 14.0% estaríamos igual. 29.3% não soube ou não respondeu à questão.

Quando analisado o perfil dos respondentes, vemos que os jovens dos 18 aos 24 anos são os que mais tendem a referir estarmos hoje pior sob o regime monárquico. Esta foi a opinião de 57.1% dos inquiridos neste grupo etário.

Também os jovens dos 25 aos 34 anos seguem este perfil de respostas, com 45.5% deles a considerar que o país estaria pior como monarquia.

O grupo etário dos 35 aos 44 anos é aquele que parece mostrar maior simpatia pelo regime monárquico, pois um quarto (25.5%) dos inquiridos nesta faixa etária considera que Portugal estaria hoje melhor se tivesse continuado como monarquia.

A resposta a esta questão mostrou ainda diferenças entre os dois sexos, com os homens a considerar, mais do que as mulheres, que o país estaria hoje melhor como monarquia (24.2% de opiniões de homens e 15.7% de opiniões de mulheres) e com as mulheres, mais do que os homens, a não saber ou não querer responder à questão. Em ambos os casos, no entanto, houve consenso ao considerar em maioria que o país estaria pior como monarquia, pois 37.4% dos homens e 36.7% das mulheres são dessa opinião.

Esta sondagem foi realizada entre os dias 14 e 17 de Setembro de 2010, de acordo com a seguinte Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais