Jovens mais republicanos? Jovens mais republicanos? Em sondagem exclusiva para o Grupo Marktest em Notícias, os jovens entre os 18 e os 24 anos foram os que mais afirmaram que Portugal estaria hoje pior como monarquia. Grupo Marktest 6 outubro 2010
Tal como analisado em anterior artigo (ver aqui), a maioria dos entrevistados nesta sondagem considerou que hoje estaríamos pior se Portugal tivesse continuado sendo uma Monarquia, uma resposta dada por 37% dos entrevistados. Pelo contrário, para 19.7% dos inquiridos estaríamos hoje melhor como monarquia e para 14.0% estaríamos igual. 29.3% não soube ou não respondeu à questão. Quando analisado o perfil dos respondentes, vemos que os jovens dos 18 aos 24 anos são os que mais tendem a referir estarmos hoje pior sob o regime monárquico. Esta foi a opinião de 57.1% dos inquiridos neste grupo etário. Também os jovens dos 25 aos 34 anos seguem este perfil de respostas, com 45.5% deles a considerar que o país estaria pior como monarquia. O grupo etário dos 35 aos 44 anos é aquele que parece mostrar maior simpatia pelo regime monárquico, pois um quarto (25.5%) dos inquiridos nesta faixa etária considera que Portugal estaria hoje melhor se tivesse continuado como monarquia. A resposta a esta questão mostrou ainda diferenças entre os dois sexos, com os homens a considerar, mais do que as mulheres, que o país estaria hoje melhor como monarquia (24.2% de opiniões de homens e 15.7% de opiniões de mulheres) e com as mulheres, mais do que os homens, a não saber ou não querer responder à questão. Em ambos os casos, no entanto, houve consenso ao considerar em maioria que o país estaria pior como monarquia, pois 37.4% dos homens e 36.7% das mulheres são dessa opinião. ![]() Esta sondagem foi realizada entre os dias 14 e 17 de Setembro de 2010, de acordo com a seguinte Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto. |
Notícias
Notícias da mesma semana
- Jovens mais republicanos?
- Imagem dos líderes partidários segue negativa
- Você sabia que...
- A Casa dos Segredos na TVI
- Audiências Tv em Setembro de 2010
- Modelo Continente segue líder em investimento publicitário
- RTP online com mais utilizadores
- Notícias de TV em Setembro
- Notícias semanais em destaque nas TVs
- Observatório Mcom
Dossiers ver mais
- Altitude - ESOMAR Latin America 2025
Neste evento, pretende-se, a partir de apresentações de clientes e estudos de caso na América Latina, ir além dos insights e entrar num mundo de criatividade, descoberta e networking.
1 a 3 de abril de 2025
ESOMAR
Lima, Perú
- EIC Summit 2025
Este é um evento único onde a Tecnologia se encontra com a Política, em dois dias de workshops, apresentação de projetos inovadores e oportunidades de networking.
2 a 3 de abril de 2025
European Innovation Council
Bruxelas, Bélgica