Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A campanha eleitoral e a eleição presidencial foram os assuntos em destaque na semana de 17 a 23 de Janeiro de 2011, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
25 janeiro 2011

Na semana em que o destaque informativo vai para a campanha eleitoral e a eleição presidencial, a MediaMonitor fez um estudo sobre a visibilidade dos candidatos Presidenciais nos programas de informação durante o período oficial de Campanha Eleitoral, decorrido entre 9 e 21 de Janeiro de 2011.

Tendo como universo de estudo os principais programas de informação da tarde e noite dos canais generalistas RTP1, SIC e TVI, a nossa análise incidiu sobre todas as notícias em cujos título e/ou lead existe referência ao nome dos candidatos. Ressalve-se que, neste estudo, não é feita a distinção entre as notícias em que um candidato foi referido e aquelas em que teve uma intervenção directa como protagonista.

Na sequência da nossa pesquisa, sobre a temática, apurámos um total de 747 notícias e um tempo total de emissão de 26 horas e 13 minutos, no período acima referido. A estação pública foi a que mais tempo dedicou ao assunto, com 9 horas e 26 minutos, e 254 notícias exibidas.

Analisando as referências a cada candidato, e considerando que cada notícia pode referir mais do que um candidato em simultâneo, obtemos o seguinte resultado:

Cavaco Silva foi o candidato mais referido nos três canais generalistas. O serviço Telenews contabilizou 295 notícias e 10 horas e 33 minutos acerca do actual Presidente da República. Segue-se Manuel Alegre, com 147 notícias e 5 horas e 40 minutos de tempo de notícias emitidas. Em terceiro e quarto lugares surgem Francisco Lopes (88 notícias e 3 horas e 16 minutos) e Fernando Nobre (87 notícias e 2 horas e 54 minutos), respectivamente. Por último, com 65 notícias a referenciá-los surgem José Manuel Coelho e Defensor Moura.

Do total das notícias que referenciam o candidato Cavaco Silva, verificamos que 89.8 % da população contactou com pelo menos uma das notícias. Por outro lado, as notícias que fazem referência a José Manuel Coelho atingem uma cobertura de 84.1%.

No que respeita ao tempo de emissão e número de notícias, por canal, para cada um dos candidatos, obtemos os seguintes resultados:

RTP1

SIC

TVI

Cavaco Silva foi o candidato mais referenciado em todos os canais, obtendo na SIC a maior percentagem de notícias e tempo de emissão. 104 Notícias e 3 horas e 54 minutos, o que equivale a 42% do total do canal. Também foi na SIC que o candidato Manuel Alegre obteve o seu melhor resultado, com 54 notícias e 2 horas e 12 minutos de tempo de emissão.

Francisco Lopes e Fernando Nobre surgem nos vários canais como os terceiro e quarto candidatos referidos. Saliente-se que Francisco Lopes é, nos três canais, o terceiro candidato mencionado em termos de tempo total de duração de notícias.

Defensor Moura e José Manuel Coelho surgem sempre destacados na 5ª e 6ª posição nos vários canais, sendo que os candidatos conseguem o seu melhor resultado na RTP1.

Fazendo a análise aos resultados dos candidatos Cavaco Silva e Manuel Alegre, verificamos que obtêm o seu melhor resultado, quer em número de notícias, quer em tempo de emissão, no canal SIC. Cavaco Silva regista 35% das notícias emitidas na SIC e 37% do tempo de emissão. Por seu lado Manuel Alegre regista, no mesmo canal, 37% de notícias e 39% do tempo de emissão.

No canal TVI, Cavaco Silva e Manuel Alegre registam valores inferiores, com Cavaco Silva a obter 31% do número de notícias e 28% do tempo de emissão, e Manuel Alegre com 31% do número de notícias e 26% do tempo de emissão.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais