Portugueses com expectativas menos pessimistas
Portugueses com expectativas menos pessimistas
placeholder
Os resultados de Fevereiro do Barómetro Político da Marktest mostram alguma recuperação do índice de expectativa dos portugueses.
Grupo Marktest
1 março 2011

Os dados do Barómetro Político de Fevereiro reforçam a tendência ascendente que se vem verificando desde Novembro de 2010 no índice de expectativa. Ainda assim, o valor apresentado em Fevereiro não foi além de 26.67%, significando uma quebra homóloga de 9.23 pontos percentuais. Este índice revela assim que, apesar da melhoria mensal, os portugueses se mantêm muito pessimistas face à evolução da situação económica pessoal e do país.

placeholder
placeholder

A população masculina manteve-se menos pessimista, com um índice de 27.19%. Já entre as mulheres, a expectativa não foi além de 26.20%.

Observando os dados por estrutura etária, verifica-se um aumento do índice de expectativa entre a população mais jovem e na mais idosa. O grupo dos que têm mais de 55 anos mantém-se como o mais pessimista com 22.03%. Segue-se a população entre os 35 e os 54 anos com 24.17% e os menos pessimistas voltam a ser os mais jovens (população com menos de 35 anos) com um índice de expectativa de 34.41%.

Em termos de intenções de voto, observa-se uma quebra tanto nos que indicam uma intenção de voto PS, como naqueles que indicam uma intenção de voto PSD. Ainda assim, tal como em meses anteriores, a população cuja intenção de voto é PS manteve-se menos pessimista do que aquela cuja intenção de voto é PSD. Em Fevereiro, as expectativas dos que tencionam votar PSD baixaram (de 29.18% em Janeiro para 25.93% em Fevereiro). Entre os que tencionam votar PS este índice baixou de 43.47% em Janeiro para 38.55% em Fevereiro.

placeholder

Por região Marktest, observa-se que a região Sul foi em Fevereiro a região que apresentou o índice de expectativa mais baixo (18.26%), o que significou uma quebra mensal de 5.47 pontos percentuais e homóloga de 20.97 pontos percentuais, as maiores quebras do Continente no período em questão. Seguiu-se o Litoral Centro com 23.77%. As regiões do Interior Norte e Grande Lisboa obtiveram índices de 27.47% e 27.57%, respectivamente. O Litoral Norte obteve um índice de expectativa de 28.62%, o que correspondeu a uma subida mensal de 4.39 pontos percentuais, a maior entre as regiões em análise. O Grande Porto foi a região menos pessimista com 32.06%, subindo 1.4 pontos percentuais face a Janeiro.

O Índice de Expectativa é um indicador recolhido regularmente pela Marktest desde Março de 1990, junto de indivíduos com 18 e mais anos, residentes em Portugal Continental.

Para a aferição do índice utilizamos uma base de cerca de 800 entrevistas.

Aos inquiridos são colocadas 2 questões:

- Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior?
- E em relação à situação económica do país, pensa que daqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior ?

O Índice de Expectativa face à situação económica resulta da conjugação das respostas obtidas a estas duas questões. Para a construção do índice é atribuído um valor de 100 às respostas "MELHOR", 50 às respostas "IGUAL" e 0 às respostas "PIOR", não entrando na análise os indivíduos que não responderam às questões. O índice geral resulta de uma média dos índices parciais. Valores acima dos 50 pontos traduzem expectativas positivas e valores abaixo dos 50 pontos traduzem expectativas negativas, aconselhando-se para a interpretação dos resultados a seguinte grelha de análise:

Valor do Índice de Expectativa
0-25 Pessimismo acentuado
25-50 Pessimismo moderado
50-75 Optimismo moderado
75-100 Optimismo acentuado

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais