Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A tragédia no Japão foi o assunto em destaque na semana de 7 a 13 de Março de 2011, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
15 março 2011

Numa semana rica em factos noticiosos, o assunto que marcou a semana foi o violento sismo que atingiu o Japão. Num país onde estes fenómenos ocorrem com regularidade, este sismo seguido de um tsunami surpreendeu pela violência e magnitude e já é designado como a maior catástrofe natural de sempre a atingir o país. O serviço Telenews registou 150 notícias e 6 horas de emissão sobre o tema. O destaque vai para a cobertura da TVI, com 1 hora e meia de emissão e 58 notícias sobre o tema.

Nos temas nacionais, esta semana fica marcada por dois factos políticos: a tomada de posse do Presidente Cavaco Silva que inicia o seu 2º mandato na presidência, e a apresentação por parte do governo do chamado PEC IV. A polémica provocada pelo discurso de tomada de posse do Presidente, e a reacção da oposição ao PEC IV, coloca Portugal à beira de uma crise politica. O serviço Telenews contabilizou 192 notícias e 7 horas de emissão. De destacar a cobertura da TVI com 2 hora e 46 minutos e 80 notícias sobre o tema.

A situação na Líbia continua na ordem do dia. Com o país à beira de uma catástrofe humanitária, as forças rebeldes e as tropas leais ao regime de Kahdafi combatem pelo controlo do país. O serviço Telenews identificou 113 notícias e 3 horas e meia de emissão. De realçar a cobertura da SIC com 1 hora e 21 minutos de emissão e 42 notícias sobre o tema.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais