Recordação publicitária difere por género

Recordação publicitária difere por género

placeholder

A análise dos dados anuais do estudo Publivaga da Marktest referentes a recordação genérica de publicidade mostra que homens e mulheres têm diferentes percepções.

Grupo Marktest
15 março 2011

Ao longo de 2010, se a marca Pingo Doce foi a que mais lisboetas e portuenses recordaram ter visto publicitada, ela não ocupou esta posição para toda a população, de acordo os dados do estudo Publivaga da Marktest.

À pergunta "Que anúncios recorda ter visto publicitados, recentemente?", base para a criação do indicador "recordação de publicidade genérica" do estudo Publivaga da Marktest, as maiores referências entre os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos foram, no acumulado do ano 2010, para o Pingo Doce, que foi seguido pela Meo, Continente, TMN e Vodafone.

Mas se analisarmos o perfil dos inquiridos, nomeadamente tendo em conta o género, vemos diferenças nos resultados. Assim, se entre as mulheres o Pingo Doce foi a marca com maior recordação genérica de publicidade, já os homens deram esse lugar à Meo. A segunda posição mostra alternância entre estas marcas.

Na 3ª, 4ª e 5ª posições as opiniões são unânimes: Continente, TMN e Vodafone, mas a partir daí observam-se mais diferenças. A Zon foi a 6ª marca cuja publicidade foi mais recordada pelos homens, ao passo que entre as mulheres esse lugar foi ocupado elo Sapo. Na 7ª posição, os homens colocaram a Coca-Cola, ao passo que as mulheres referiram a Zon. Na 8ª posição, encontramos o BES junto da população masculina e o Modelo junto da população feminina. A Sagres foi a 9ª marca cuja publicidade foi mais recordada pelos homens, enquanto entre as mulheres esse lugar foi ocupado pelo Jumbo. Finalmente, os homens colocaram a Optimus em 10º, uma posição que as mulheres atribuíram à Coca-Cola.

Esta análise tem como base o Publivaga, um estudo regular da Marktest que permite conhecer a recordação e a memorização da publicidade das marcas, sendo um instrumento de referência na medição da eficiência das campanhas publicitárias. A informação apresentada nesta análise tem por base o universo constituído pelos indivíduos com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais