Grant’s com a maior quota de espaço do linear de whisky
Grant’s com a maior quota de espaço do linear de whisky
placeholder
De acordo com o Departamento de estudos para a Grande Distribuição do Grupo Marktest, a marca Grant's tem a maior quota de espaço do linear de whisky nas lojas da Distribuição Moderna, sendo também a marca que surge com um maior número de inserções em folhetos.
Marktest Investimentos
31 maio 2011

A Marktest efectuou durante o mês de Abril, um teste sobre a categoria de Whisky, através do seu Departamento de Estudos para a Grande Distribuição.

Esta análise mostra alguns indicadores da referida categoria através de:

  • Espaço ocupado no linear em centímetros;
  • Inserções em folheto;
  • Perguntas qualitativas sobre o ponto de venda

Os estudos da Marktest utilizados foram o e- Foliotrack - Análise de Folhetos, e o Precise - Auditoria Ponto Venda, este último na vertente espaço de linear em centímetros e módulo perguntas qualitativas.

A amostra utilizada no estudo Precise, para as recolhas de espaço e perguntas qualitativas, foram 149 lojas distribuídas por Portugal Continental, no canal Hipers, Supers e Discounts (Consultar quadro de lojas).

As medições de linear foram efectuadas em centímetros através da medição com fita métrica, tendo sido recolhido o espaço ocupado por marca de whisky, não sendo efectuada qualquer distinção entre novo e velho, dado tratar-se de um teste. As recolhas decorreram nas semanas 15 e 17 de 2011.

placeholder
Marcas analisadas:
  • Ballantine`s;
  • Chivas Regal
  • Cutty Sark
  • Glenfiddich
  • Grant`s
  • Highland Clan
  • J & B
  • Johnnie Walker
  • Logan
  • The Famous Grouse
  • Whyte & Mackay
  • William Lawson`s
placeholder

Na medição de espaço em centímetros identificamos que a marca com maior quota de espaço de linear é a Grant´s com uma média de 7.50% para o total do mercado nas duas semanas recolhidas. No sentido inverso, a marca com menos espaço de linear é Chivas Regal com 2.1%.

Agrupando o painel de lojas por canal, a marca Grant´s que liderava no total da amostra, não é líder em nenhum dos canais em análise.

Nas lojas Hiper a marca Famous Grouse lidera com uma quota de espaço de linear de 6.4%. Nos Supers, a Cutty Sark lidera com 11.37% de quota enquanto nos Discounts a marca William Lowson's destaca-se com 20.03%.

placeholder

Como lojas Hiper considerou-se as Insígnias Continente, Jumbo, Pão de Açúcar, El Corte Inglês e E. Leclerc; para Supers, temos Continente Modelo, Continente Bom Dia, Intermarché e Pingo doce; as lojas Dia e Lidl foram classificadas como Discounts. De referir que a classificação das insígnias pertencentes a cada canal poderá ser efectuada de acordo com as necessidades de cada cliente.

Fazendo uma análise por distribuidor/fabricante, observarmos que a PrimeDrinks, através das marcas Grant´s, Glenfiddich e Famous Grouse, lidera o espaço de linear com 33.85% de quota. Por outro lado temos a Viborel que com a marca Whyte & Mackay apresenta uma quota de espaço de 4.15%.

placeholder

A título de curiosidade, e através deste levantamento de espaço em centímetros, podemos dizer que das 149 lojas analisadas, o Jumbo de Almada é o ponto de venda que tem o maior linear de Whisky com cerca de 5 metros.

Através do módulo de perguntas qualitativas, foi questionado à pessoa que estava a fazer a recolha de informação na loja o seguinte:

- "Alguma marca ou marcas no linear de Whisky, tem oferta de brinde dentro ou fora da embalagem?"

-" Se sim, qual ou quais as marcas?"

Assim, verificou-se que 52% das lojas da amostra, dispunham desta promoção no ponto de venda.

Posteriormente, utilizando a condição afirmativa da questão anterior, identificou-se em que marca (s) existia a referida promoção.

A marca a oferecer brinde dentro ou fora da embalagem em maior número de lojas, é a Whyte & Mackay. Foi encontrado um brinde associado a esta marca em 25 lojas do painel, ou seja, em 17% da amostra.

Em segundo lugar surge a Logan com a promoção disponível em 17 das 149 lojas da amostra. Marcas como a Chivas Regal, Highland Clan e Johnnie Walker não tinham qualquer oferta de brinde em nenhum ponto venda.

A relevância da pergunta é o menos importante neste caso. O que importa reter, é que através deste módulo, a Marktest pode responder a perguntas qualitativas sobre a presença da marca no ponto de venda.

As perguntas poderão estar relacionadas com a implementação de espaços promocionais, existência de decorações da marca na loja, cumprimento de planogramas, existência de expositores, etc...

Em termos de inserções em folheto, e através da plataforma e-Foliotrack, que reúne toda a informação sobre folhetos promocionais para o sector da Grande Distribuição, fez-se uma análise da categoria de Whisky para o primeiro de quadrimestre de 2011 vs 2010.

No primeiro quadrimestre de 2011, a categoria regista um total de 89 inserções em folheto, o que representa um decréscimo de 27 inserções em folheto face ao período homólogo. Em ambos os períodos a Grant´s lidera. Em 2011 o seu Share of Voice é de 20,2%. De destacar a marca Cutty Sark que perde 6 inserções em folheto, tendo este ano um SOV de 9,0%.

placeholder
placeholder

Consulte a metodologia do Precise e do e-Foliotrack nas respectivas páginas:

Precise

e-Foliotrack

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt