Panorama da media em Luanda

Panorama da media em Luanda

placeholder

O estudo Angola AMPS, realizado pelo 5º ano pela Marktest Angola, permite desenhar o panorama da media na província de Luanda. Confira.

Grupo Marktest
25 outubro 2011

Entre os residentes com 15 ou mais anos residentes na província de Luanda, 97% costumam ver televisão, de acordo com os resultados de 2011 do estudo AMPS- All Media and Products Study, realizado pela Marktest Angola.

A TPA2 é o canal com maior audiência total, seguido de TPA e Zimbo Tv.

O Telejornal, o principal serviço de notícias da TPA, é o programa preferido dos residentes na província de Luanda, onde é visto por 40.9% dos que aí assistem a Tv, seguido de Tchilar (25.7%), um outro programa de informação da TPA, e de TPA2-Hora Quente (15.8%).

Entre os apresentadores de Tv, Ernesto Bartolomeu é o preferido dos luandenses, recolhendo 28.7% das preferências dos espectadores. Pedro Nzagi é o segundo, referido por 14.1%, e Benvindo Magalhães o terceiro, indicado por 10.8%.

Pela primeira vez, o estudo analisa as plataformas de televisão paga, fornecendo, entre outros indicadores, um ranking de notoriedade espontânea dos operadores, que é liderado pela DStv, seguida da Zap e da Tv Cabo.

Outros indicadores disponíveis no Angola AMPS mostram que 80% dos residentes em Luanda com 15 e mais anos costumam ouvir rádio, sendo a Rádio Luanda a que apresenta um maior índice de audiência total, seguida da Rádio Despertar e da Rádio Cazenga. Esta última é, no entanto, a preferida dos mais jovens, ocupando o 1º lugar em audiência total quando analisado o conjunto de indivíduos com idades entre os 15 e os 19 anos. Nesta faixa etária, a Rádio Luanda está na segunda posição e a Rádio Escola na terceira.

24% dos indivíduos que costumam ouvir rádio indicaram o programa Ndjando (Rádio Despertar) como um dos seus 3 programas preferidos. O Bombástico (Rádio Mais) obteve 6.5% de referências, enquanto o Kiandando (Rádio Luanda) foi o preferido de 5.3% dos luandenses.

O Angola AMPS mostra ainda que 67.3% dos residentes na província de Luanda com 15 e mais anos costumam ler, pelo menos, um jornal ou uma revista, sendo o Jornal de Angola o título com maior audiência total, seguido do Jornal dos Desportos e do Folha 8.

Consulte o Documento de Apresentação da Marktest Angola para mais detalhes sobre a empresa ou contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais