Os ecos da semana nas redes sociais

Os ecos da semana nas redes sociais

placeholder

Numa semana marcada ainda pela discussão das medidas de austeridade previstas no Orçamento de Estado para 2012, a morte de Muammar Kadhafi teve ampla repercussão nas redes sociais, de acordo com o serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.

Grupo Marktest
25 outubro 2011

Os dados do Social Media Explorer mostram que a semana de 17 a 23 de Outubro foi ainda marcada pela discussão das medidas de austeridade previstas no Orçamento do Estado de 2012. A morte de Kadhafi no dia 20 foi outro dos assuntos mais mencionados nas redes sociais.

No período em análise, registaram-se 3687 menções aos cortes dos subsídios de férias e Natal e 3849 menções ao tema da austeridade em Notícias (RSS Feeds) e blogs e em sites como o Facebook, o Twitter e o Youtube. Cerca de três quartos (72.6%) destas menções foram encontradas no Facebook e 16.4% em Blogs.

O final desta semana ficaria, no entanto, marcado pela captura e morte de Muammar Kadhafi no dia 20, quinta-feira. Nesse dia, contaram-se 1045 menções a este acontecimento, 51.6% das quais no Facebook, 24.1% no Twitter, 11.5% em Blogs, 7.5% no Youtube e 5.4% em Notícias. Entre 5ª e domingo, as menções a Kadhafi nas redes sociais somaram um total de 1989.

Os dados do Marktest Social Media Explorer permitem também identificar os links mais partilhados no Facebook. Tendo em conta as menções a Kadhafi, a notícia do jornal Sol foi a mais partilhada pelos portugueses no dia 20: Muammar Kadhafi foi morto, avança o CNT- Internacional. No dia seguinte, 21 de Outubro, um outro artigo do Sol foi o mais vezes partilhado pelos portugueses: Caixa Geral de Depósitos tem 1300 milhões de Kadhafi. Já no dia 22, foi um artigo da Visão que gerou um maior número de partilhas no Facebook: Longas filas para ver corpo de Kadhafi (http://aeiou.visao.pt/fotos-longas-filas-para-ver-corpo-de-kadhafi=f629194).

O Marktest Social Media Explorer é um novo serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais