Intenção de Voto no PSD com valores mínimos

Intenção de Voto no PSD com valores mínimos

placeholder

De acordo com os resultados do Barómetro Político Marktest de Setembro, o PSD, perdeu a liderança em termos de intenção de voto, pela primeira vez nos últimos 15 meses.

Grupo Marktest
2 outubro 2012

Os dados do Barómetro Político Marktest de Setembro mostram que, pela primeira vez, desde Abril de 2011, o PSD perdeu a liderança em termos de intenção de voto, ficando em segundo lugar. Neste último mês, a intenção de voto neste partido não foi além de 20.2%, a percentagem mais baixa de sempre.

O PS sobe à liderança, alcançando uma intenção de voto de 29.6%, subindo 6.3 pontos percentuais face o período homólogo.

A coligação CDU (PCP/PEV) obteve 10.1% da intenção de voto, mantendo a terceira posição e subindo 3.3 pontos percentuais, relativamente a Setembro de 2011.

O Bloco de Esquerda manteve a quarta posição, com uma intenção de voto de 8.6%, registando a segunda maior subida homóloga: 5.9 pontos percentuais.

O CDS, apesar da subida de 1.2 pontos percentuais entre Setembro de 2011 e Setembro de 2012, manteve-se como o partido com assento parlamentar com a intenção de voto mais baixa: 5.2%.

De assinalar ainda, o valor elevado daqueles que declaram votar em Branco. Sabendo que os votos em branco não têm influência no apuramento dos resultados de qualquer eleição, e que no período intercalar entre actos eleitorais, o valor destes é sempre mais elevado, no actual contexto e passado pouco mais de um ano do último acto eleitoral para a Assembleia da República (5/06/2011), a realidade é esta: perante uma sociedade fortemente bipolarizada, em que dois partidos PS e PSD têm governado num regime de alternância, o eleitorado português parece manifestar sérias dúvidas quanto ao seu sentido de voto, optando 26% por indicar o voto em Branco, que se poderá traduzir em diferentes leituras: indecisão, indefinição, ou simplesmente descrédito nas instituições partidárias.

A análise evolutiva mostra a tendência decrescente relativamente à intenção de voto no PSD, que se acentuou neste último mês. A par deste decréscimo observa-se a subida do PS. O Bloco de Esquerda e a CDU (PCP/PEV) vêm oscilando com valores próximos entre si, enquanto o CDS tem sido, desde Dezembro de 2011, o partido com menor percentagem de intenção de voto.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais