O Barómetro Político Marktest de Setembro
O Barómetro Político Marktest de Setembro
placeholder
Os resultados de Setembro do Barómetro Político Marktest confirmam o PSD como partido favorito dos portugueses, cujo líder se destaca ainda por ser aquele cuja actuação é melhor avaliada.
Grupo Marktest
11 outubro 2011

De acordo com os dados de Setembro do Barómetro Político Marktest, o PSD lidera as intenções de voto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, com 47.1%, seguido do PS, que baixou para 23.3%, da CDU, com 6.8%, do CDS-PP, com 4.0% e do BE, com 2.7%. placeholder

Relativamente ao último Barómetro, realizado antes das eleições legislativas de 6 de Junho, observou-se então que o PSD foi o único partido a registar uma subida relativamente às intenções desse mês, com a maior quebra a ser protagonizada pelo PS.

placeholder

O líder do PSD e actual Primeiro-ministro protagonizou ainda a maior subida no seu saldo de imagem, sendo mesmo, entre os líderes dos partidos com assento parlamentar, o único que regista um saldo positivo, o que significa que a maior parte dos inquiridos considera positiva a sua actuação.

Pedro Passos Coelho obtém em Setembro um índice de 10.1%, o que constitui o terceiro valor mais elevado desde que foi eleito líder deste partido, em Abril de 2010.

Paulo Portas, líder do CDS-PP e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, também registou um saldo de imagem positivo, embora muito perto de um "empate" entre opiniões positivas e negativas face à sua actuação. Regista em Setembro um saldo de 0.8%, caindo 7.5 pontos percentuais relativamente a Junho, o que constituiu mesmo a maior queda entre as personalidades em análise.

O actual líder do PS, António José Seguro, estreia-se neste Barómetro com um saldo de imagem negativo, de -3.3%. Ainda assim, este valor é bastante mais favorável do que o registado pelo anterior líder do partido e Primeiro-ministro, José Sócrates, que se despediu do Barómetro com um saldo de -38.8%.

Com avaliação negativa estão também Jerónimo de Sousa, com um saldo de -6.3%, e Francisco Louçã, com um saldo de -18.7%, sendo agora este o político cuja actuação é avaliada de forma mais negativa pelos inquiridos neste Barómetro.

O Presidente da República, Cavao Silva, registou um saldo de imagem de 2.2%, o que constitui o segundo valor mais baixo de sempre, apenas superior ao saldo negativo (de -9.3%) observado em Abril deste ano.

placeholder

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais