Metade da produção vinícola em 19 concelhos
Metade da produção vinícola em 19 concelhos
placeholder
De acordo com os dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, metade da produção vinícola do país é realizada em 19 dos 308 concelhos.
Grupo Marktest
12 junho 2013

placeholder Segundo os dados do INE disponíveis no Sales index da Marktest, produziram-se em Portugal, em 2011, cerca de 5,5 milhões de hectolitros de vinho. Deste volume, 48.7% é Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada, 23.5% é Vinho Regional e 27.8% Vinho de Mesa.

placeholder

Em maioria, produzimos vinhos tintos, que neste ano representaram 63.1% do volume total. Os brancos representaram 27% e os licorosos 9.9%.

Por regiões agrícolas, a região do Ribatejo e Oeste foi responsável por 27% da produção, Trás-os-Montes por 24%, Alentejo por 18%, Entre Douro e Minho por 15%, Beira Litoral por 10% e as restantes regiões do país por 5%.

A nível concelhio, Torres Vedras foi o concelho responsável por um maior volume de produção vinícola. Os 323,5 mil hectolitros produzidos representaram 5.9% do volume total. Reguengos de Monsaraz foi o segundo concelho com maior produção, de 4.2% do volume global, cabendo a Alijó a terceira posição, responsável por 3.9% do volume anual.

São João da Pesqueira, Alenquer, Almeirim, Anadia, Palmela, Lamego e Redondo completam a lista dos 10 concelhos com maior produção vinícola em 2011.

Refira-se por fim que metade da produção de vinho está concentrada em 19 concelhos apenas, que se identificam no mapa seguinte.

Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais