Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A crise política na Ucrânia foi o destaque na semana de 17 a 23 de Fevereiro de 2014, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
26 fevereiro 2014

placeholder A situação na Ucrânia foi o grande destaque da última semana. A semana começou com os confrontos entre a polícia e os manifestantes em Kiev, que provocou dezenas de mortos entre manifestantes e polícias. No final da semana foi finalmente encontrada uma solução política que terminou com a violência nas ruas: a destituição do Presidente Yanukovitch e a libertação dos líderes da oposição. O serviço Telenews registou 151 notícias e quase 6 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 2 horas de emissão e 55 notícias emitidas sobre o tema.

placeholder

O principal acontecimento político da última semana foi o 35º Congresso Nacional do PSD, que se realizou no Coliseu dos Recreios em Lisboa. O líder do PSD e Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou o cabeça de lista do partido para as próximas Eleições Europeias: o Eurodeputado Paulo Rangel. O evento ficou ainda marcado pela presença não esperada de antigos líderes do partido, como Santana Lopes e Marcelo Rebelo de Sousa. O serviço Telenews registou um total de 49 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 hora de emissão e 18 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português esteve igualmente em destaque. O sorteio dos grupos da fase de qualificação do Euro 2016, a realizar em França, colocou a seleção portuguesa num grupo constituído pela Dinamarca, Sérvia, Albânia e Arménia, sendo que o primeiro jogo está previsto para Setembro. Jogou-se ainda a primeira mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa com Benfica a vencer o Paok na Grécia. O FC Porto não conseguiu melhor que um empate em casa com o E. Frankfurt. Na liga portuguesa o FC Porto perdeu em casa com o Estoril e perdeu a 2ª posição na Liga para o Sporting que venceu o Rio Ave. O Conselho de Justiça da FPF decidiu ainda a favor do FC Porto no âmbito da polémica relacionada com o atraso no jogo da Taça da Liga, tendo o Sporting manifestado o desejo de recorrer da decisão. O serviço Telenews registou 139 notícias no total e quase 3 horas e meia de emissão acerca deste assunto, destaca-se a cobertura da RTP1 com mais de 1 horas de emissão e 53 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a situação politica na Ucrânia, foi assunto em destaque sendo responsável por 50% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais