Gordon’s em destaque no Ponto de Venda e em folhetos promocionais

Gordon’s em destaque no Ponto de Venda e em folhetos promocionais

placeholder

De acordo com os dados Precise e e-Foliotrack, a marca Gordon's lidera tanto no ponto de venda como na exposição em folhetos promocionais na categoria de Gin

Grupo Marktest
25 fevereiro 2014

Num país que, em termos de Bebidas Espirituosas, a maioria dos consumidores prefere o whisky, o Gin tem vindo a registar um comportamento interessante representando 70% da categoria de Bebidas Espirituosas. O aumento do consumo de Gin, em Portugal, proporcionou o aparecimento de bares exclusivamente dedicados a esta bebida, bem como, a possibilidade de ser lançado um Gin totalmente português, intitulado de Nao. Outra prova do aumento da importância do Gin e, numa sociedade cada vez mais "gadget", foi o desenvolvimento de uma aplicação para smartphones, designada "Gin Lovers", onde se pode obter várias informações sobre o Gin (bares para consumo, receitas, novidades).

A Marktest Retail através dos seus estudos Precise (Auditoria Ponto de Venda) e e-Foliotrack (Inserções em folheto) apresenta uma análise detalhada para esta mesma categoria, onde foram analisadas ao detalhe as marcas Beefeater, Bombay, Gordon's, GVine, Hendrick's, Martin Miller's e Tanqueray.

No estudo de medição de espaço de linear, tendo em conta as marcas recolhidas ao detalhe, destaca-se a liderança da marca Gordon's que detém o maior share of shelf (16.61%), seguindo - se as marcas Bombay e Tanqueray (14.41% e 10.12%, respectivamente). Enquanto isso, as Marcas Próprias registam a menor quota de espaço linear (1.34%).

Tendo em conta o share of shelf de marcas por canal, a marca Gordon's lidera em todos os canais assinalados, com especial destaque no canal Discount, onde apresenta uma maior quota (67.87%). No canal Super regista 32.11% da quota de espaço de linear, enquanto no canal Hiper apresenta 12.59% do share of shelf.

No canal Hiper, verifica-se que a marca Bombay, com 12.27% de share of shelf, se encontra muito próxima da marca Gordon's.

Na análise por distribuidor/fabricante, observarmos que a Diageo, do qual faz parte a marca Gordon's e Tanquery, é líder no espaço de linear com 26.73% de quota. Segue-se a Bacardi, fabricante da marca Bombay, que regista um share of shelf de 12.41%. As Marcas Próprias, detêm menor expressão no linear onde se encontram os Gin's (1.34%).

Tendo em conta o nível de distribuição, das marcas que apresentaram maior share of shelf na recolha efectuada, verifica-se que a marca Gordon's se encontra presente em maior número de lojas (109 lojas) registando um nível de distribuição de 95.61%. Por sua vez, a marca Bombay, obteve um nível de distribuição de 79.82% estando presente em 91 lojas.

Na plataforma e-Foliotrack encontra-se disponível toda a informação relativa aos folhetos promocionais para o sector da Grande Distribuição, onde consideramos a categoria de Gin nas insígnias de comércio alimentar e nos baseamos nas inserções realizadas em 2013.

Considerando o 1º e 2º semestre de 2013 verifica-se a liderança da marca Gordon's tendo registado um aumento de 8 inserções, no entanto, perde 5.76% do share of voice devido ao crescimento observado por parte das restantes marcas assinaladas. O mesmo se verifica com a marca Bombay, que, apesar de registar um aumento de 2 inserções, regista uma quebra de 8.29% do share of voice.

Tendo em conta as acções promocionais registadas pelas marcas de Gin, verifica-se que no 1º semestre do ano a aposta das marcas na promoção desconto em % onde se observou o registo de 5 inserções e 40% do share of voice. Seguiu-se a promoção "oferta de produto" (2 inserções) e as promoções "oferta de vale", "desconto 10% em cartão" e "desconto em €", com o registo de 14 inserção e 10% do share of voice.

No 2º semestre de 2013, observa-se o aumento de inserções nas acções promocionais assinaladas, tendo destaque a promoção "Oferta de Brinde" que registou um aumento de 8 inserções e de 30.76% do share of voice face ao 1º semestre. Verifica-se ainda a perda da totalidade das inserções por parte da promoção "oferta de Vale"

Conclui-se que a marca Gordon's destaca-se tanto em exposição no linear como na presença em folhetos promocionais, no entanto, a marca Bombay apresenta valores muito próximos nos dois estudos.

Esta noticia foi também publicada na edição de Fevereiro da revista Distribuição Hoje

Consulte a metodologia do Precise e do e-Foliotrack nas respectivas páginas:

Precise

e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais