Knorr lidera em promoções em folheto no segmento de Temperos
Knorr lidera em promoções em folheto no segmento de Temperos
placeholder
Segundo os dados do serviço Foliotrack da Marktest, a Knorr é a marca líder em promoções em folheto no segmento de Temperos, enquanto que as marcas de distribuição lideram no segmento de Sal, Especiarias e Ervas Aromáticas.
Grupo Marktest
3 junho 2014

Foi na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos que os temperos e especiarias ganharam importância em toda a Europa, tornando-se um dos elementos essenciais na confecção gastronómica em qualquer país e hoje de presença obrigatória em qualquer cozinha.

Com a plataforma online e-Foliotrack da Marktest fazemos hoje uma análise das inserções em folheto desta categoria de produtos, tendo sido seleccionadas as principais cadeias de distribuição (Sonae, Jerónimo Martins, Mosqueteiros, Lidl, Auchan e E.Leclerc) e, na categoria de Mercearia, os segmentos de Temperos e Caldos e Sal, Especiarias e Ervas Aromáticas, no 1º trimestre de 2013 e de 2014.

Na categoria de Mercearia, a liderança na comunicação em folheto promocional é do segmento de Chocolates, que representa mais de 18% do total. Os segmentos de temperos analisados representam ceca de 2.5% do total da categoria. Face ao 1º trimestre de 2013, o segmento de Temperos e Caldos registou um aumento de 47 inserções em folheto, traduzindo-se numa variação de +0.24 p.p. No caso do segmento de Sal, Especiarias e Ervas Aromáticas, regista-se um aumento de 12 inserções (+0.01 p.p).

No 1º trimestre de 2013, observa-se a liderança dos Temperos Pré Preparados com o registo de 30 inserções e mais de 50% do Share of Voice, contrariamente ao que acontece nos Temperos Líquidos Picantes, onde não se verifica expressão significativa nas inserções totais do segmento. No entanto, no ano corrente, o primeiro lugar do pódio passa para o sub-segmento de Caldos, com o aumento de 34.04 p.p face ao período homólogo.

placeholder

Indo ao detalhe do sub-segmento de Temperos Pré-preparados, destaca-se o comportamento da marca Knorr que, apesar de perder 14 inserções e 20.75% do Share of Voice, mantêm a liderança. Segue-se a marca Nestlé, que apresenta um aumento de 6.76% do Share of Voice embora perca 1 inserção face a 2013. As marcas próprias têm uma expressão pouco signficativa não ultrapassando os 9% em 2013, no entanto, conseguem ter um crescimento significativo, de 28.27 p.p, destacando-se da Nestlé que não chega aos 21.50% em 2014.

placeholder

A título de curiosidade, o SKU com mais inserções em Temperos Pré-Preparados é o Sabores no Forno da Knorr com 9 inserções.

No sub-segmento de Massas para Tempero apenas as marcas próprias registam inserções apresentando um aumento de 9 inserções, o semelhante se verifica em "Temperos Líquidos Picantes", onde apenas a marca Calvé apresenta 1 inserção no período analisado.

Tendo em conta as inserções com promoções, o segmento de Temperos Pré-Preparados apostava em 2013 nas promoções desconto em cartão, nomeadamente, a marca Knorr registou 16 inserções e a marca Calvé 1 inserção com 50% desconto em cartão e a marca Nestlé 2 inserções com 25% em cartão. Já em 2014, as marcas optam, também pelas promoções desconto directo (25% e L2P1), á excepção da marca Knorr que apresenta 6 inserções com desconto 50% em cartão. No total, verifica-se uma quebra de 8 inserções com promoções face a 2013.

No segmento "Sal, Especiarias e Ervas Aromáticas", dividiam a liderança os sub-segmentos de Canela, Açafrão e Outras Especiarias e Pimenta, Piripiri e Paprika com um total de 6 inserções e 33.33% do Share of Voice, no ano anterior. Entretanto, o sub-segmento de Canela, Açafrão e Outras Especiarias manteve a liderança e aumento em 3.34 p.p o Share of Voice. Destaca-se neste segmento, a perda do total das inserções registadas no período homólogo por parte de "Salsa, Coentros e Oregãos". Também merece destaque o "Sal de Cozinha e Sal de Mesa" que apresenta um crescimento de 20%.

placeholder

Em 2013, apenas a marca Margão e as marcas próprias apresentavam inserções, sendo que, possuía a liderança as marcas próprias com o total de 10 inserções e de mais de metade do Share of Voice (55.56%). A marca Margão tinha então registado 8 inserções e 44.44% do Share of Voice não ficando muito distante do líder. No ano corrente, surgem as marcas Columbia, Marnoto e Vatel que apresentaram 2 inserções e 6.67% do Share of Voice e continua a liderar as marcas próprias, embora registem uma quebra de 5.56 p.p. tem um aumento de 5 inserções. A marca Margão perde 14.44% apesar de aumentar 1 inserção face a 2013.

placeholder

Neste segmento as inserções com promoção registam um aumento de 5 inserções, concentrando-se nos desconto directos, sendo que, apenas a marca Columbia regista 2 inserções na promoção desconto 75% em cartão, como é possivel observar no quadro abaixo apresentado.

Nota Metodológica
e-Foliotrack

O e-FolioTrack reúne numa plataforma on-line os folhetos dos principais retalhistas em Portugal em diversas áreas, desde o dia 1 de Janeiro de 2009. Os folhetos são um dos principais canais de comunicação entre os retalhistas e o consumidor final, sendo por isso alvo de grande investimento dentro deste sector de actividade. Normalmente, os produtos em folheto representam elevados incrementos nas vendas, pois trata-se de packs promocionais, produtos inovadores ou acções em preço directo, cartão ou talão. Os resultados do e-Foliotrack são fornecidos em suporte digital, através do site http://e-foliotrack.marktest.pt.

Mais detalhes:

e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais