Concelhos menos populosos com maior participação eleitoral nas autárquicas Concelhos menos populosos com maior participação eleitoral nas autárquicas A nova aplicação web da Marktest, Municípios Online, permite visualizar claramente como os concelhos menos populosos também são os que mais participam nas eleições autárquicas. Já nas europeias e legislativas, o comportamento é diferente… Grupo Marktest 7 outubro 2014 Considerando as últimas eleições legislativas (2011) e europeias (2014), os concelhos de Sardoal e de Vila de Rei surgem como os que tiveram uma maior taxa de participação eleitoral. Sardoal foi o concelho com maior participação nas legislativas (70%) e o segundo nas europeias (51.3%). Vila de Rei, pelo seu turno, foi o concelho com maior taxa de participação nas europeias (54.4%) e o segundo nas legislativas (69.5%). Estes dois atos eleitorais apresentam um perfil regional com algumas semelhanças se analisarmos a taxa de participação eleitoral, a sua população residente e o seu índice de poder de compra. Nas eleições legislativas, Sardoal, Vila de Rei, Mação, Maia e Monchique tiveram maior taxa de participação (passe o cursor pelo gráfico para ver nome do concelho e valores e clique na legenda para esconder/mostrar concelhos): ![]() Nas eleições europeias, foram Vila de Rei, Sardoal, Mação, Avis e Aljustrel os concelhos que registaram maior taxa de participação: ![]() Mas quando analisamos as eleições autárquicas vemos que o padrão é bastante diferente destes. Neste caso, os concelhos menos populosos são claramente os que mais participam nestas eleições, tendo sido o concelho de Lajes das Flores (Açores) o que mostrou um valor mais elevado, pois 82% dos seus recenseados foram votar nesse dia. Os concelhos alentejanos de Arronches, Barrancos, Cuba e Alandroal também apresentaram elevadas taxas de ida às urnas, entre 77% e 81%. Em Sesimbra, pelo contrário, apenas 37.8% dos inscritos participou nas eleições autárquicas e em Cascais, Palmela, Setúbal ou Seixal a taxa de participação eleitoral não chegou aos 40%. ![]() Os gráficos apresentados mostram o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: a participação eleitoral (eixo horizontal), o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos). As cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando nas suas legendas podem retirar-se e adicionar-se regiões. A informação desta análise assim como os gráficos apresentados constam na nova aplicação web que a Marktest está a lançar. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação, Municípios Online, e sobre os ratings concelhios que disponibiliza ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto. |
Notícias
Notícias da mesma semana
- Notícias semanais em destaque nas TVs
- Marktest Angola apresenta resultados de estudos
- Zippy presente no The Voice Kids
- Metade dos internautas acede por telemóvel
- Post de Oliveira da Serra com mais likes
- Concelhos menos populosos com maior participação eleitoral nas autárquicas
- Homens preferem after shave a perfume
- Notícias de TV em Setembro
- Observatório Mcom
Dossiers ver mais
- Altitude - ESOMAR Latin America 2025
Neste evento, pretende-se, a partir de apresentações de clientes e estudos de caso na América Latina, ir além dos insights e entrar num mundo de criatividade, descoberta e networking.
1 a 3 de abril de 2025
ESOMAR
Lima, Perú
- EIC Summit 2025
Este é um evento único onde a Tecnologia se encontra com a Política, em dois dias de workshops, apresentação de projetos inovadores e oportunidades de networking.
2 a 3 de abril de 2025
European Innovation Council
Bruxelas, Bélgica