Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A quadra festiva do Natal, a greve na TAP e o caso Sócrates foram os principais assuntos em destaque na informação televisiva da semana 22 a 28 de Dezembro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
30 dezembro 2014

placeholder A quadra festiva do Natal foi o grande tema da última semana. As compras e os gastos dos portugueses, as iniciativas de apoio aos mais desfavorecidos ou as tradições associadas à quadra foram alguns dos assuntos desenvolvidos ao longo da semana. De assinalar ainda a operação "Natal Tranquilo 2014" da GNR nas estradas portuguesas, que registou menos acidentes mas mais mortes e feridos graves do que no ano anterior. O serviço Telenews registou um total de 329 notícias e 11 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 4 horas de emissão e 120 notícias emitidas.

placeholder

A TAP foi outro dos temas em destaque na última semana. Nove dos doze sindicatos da TAP desconvocaram a greve que acabou por decorrer sem problemas nas operações da transportadora. Observadores apontam que a ameaça de greve terá custado à companhia alguns milhões de euros de prejuízo em reservas que não puderam ser recuperadas após a desconvocação da greve. O serviço Telenews contou um total de de 78 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 34 notícias emitidas.

placeholder

O Caso Sócrates manteve-se igualmente na agenda noticiosa. O ex-motorista de José Sócrates, João Perna, foi libertado ficando a aguardar julgamento em prisão domiciliária. O Ex-Primeiro Ministro recebeu no Estabelecimento Prisional de Évora a visita de Ferro Rodrigues e Alberto Costa, figuras destacadas do PS. O serviço Telenews identificou um total de 52 notícias e 1 hora e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 18 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a desconvocação da greve na TAP e os desenvolvimentos acerca da privatização da companhia foram o principal destaque, sendo responsável por 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais