As classes sociais e as novas tecnologias

Uma análise de alguns indicadores diponíveis sobre as classes sociais (veja também artigo sobre a nova análise disponível na Marktest.com) revela que é a classe alta a que regista maiores taxas de utilização de novas tecnologias como o computador, telemóvel e ligação à Internet.

Os três indicadores analisados, e representados no gráfico, revelam grandes discrepâncias de posse e utilização segundo a classe social. Se, por exemplo, 86.7% dos indivíduos da classe alta residem em lares com computador pessoal, apenas 13.2% dos que pertencem à classe baixa também estão nessas condições.

Da mesma forma, enquanto 59.2% dos indivíduos da classe alta residem em lares com ligação à Internet, apenas 4.2% dos que pertencem à classe baixa também têm meios de aceder a esta plataforma.

Também o telemóvel, tão generalizado entre nós, apresenta diferenças muito significativas quando analisamos a classe social dos seus utilizadores: se é quase imprescindível nos que pertencem à classe alta (92.2%), já a taxa de utilização deste equipamento junto dos que pertencem à classe baixa é menor: 30.1%.

As taxas de posse de computador no lar são na classe alta mais de duas vezes superiores ao valor médio (40.3%). Mesmo na classe média alta estão bastante acima deste valor (75.9%). A classe média, em que 54.5% possui computador no lar, regista igualmente um valor acima da média.

Da mesma forma, a classe alta, média alta e média registam taxas de utilização de telemóvel superiores ao valor médio (59.7%).

Maiores diferenças se registam quanto à residência em lares com ligação à Internet, em que a classe alta se destaca bastante, registando valores mais de três vezes superiores à média. A classe média alta regista uma taxa superior ao dobro do valor médio e a classe média está um pouco acima daquele valor de referência (18.9%).

Para conhecer todos os indicadores importantes relacionados com cada classe social, consulte a análise que temos disponível para aquisição, na área Marktest.com Análise.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais