Homebanking duplica em dois anos

placeholderA Marktest lançou recentemente o relatório anual de 2002 do Basef Banca. Da análise da informação relativa aos meios de contacto com o banco se conclui que o homebanking começa a ganhar expressão, registando uma duplicação na sua utilização desde 2000.

A Internet é já o quarto meio mais utilizado para contactar o banco principal e abrange 8.7% dos bancarizados. Este valor representa mais de meio milhão de indivíduos que utilizaram esta plataforma para contactar o banco principal nos últimos três meses.

Apesar da ida pessoal ao balcão ser ainda o meio mais frequente para contactar o Banco principal, ela tem perdido peso ao longo dos últimos dois anos: de 2000 para 2002 perde 3.7% de importância. O cofre nocturno é o meio menos utilizado pelos bancarizados e também o que assiste a maiores perdas no período. Da mesma forma, o serviço de atendimento telefónico, que se posiciona em 2002 como o quinto meio mais utilizado, tem registado quebras importantes nesse período (-13%). Também o contacto telefónico com o balcão, apesar de ser o terceiro meio mais utilizado, tem perdido peso nos últimos dois anos, decrescendo 2.1%.

Pelo contrário, a Internet é o meio que ganha mais peso de 2000 para 2002, duplicando o número de utilizadores neste período. O contacto com o Banco principal através dos caixas automáticos Multibanco, que é o segundo meio mais utilizado, tem igualmente ganho peso nos últimos anos (crescimento de 8.7% entre 2000 e 2002), bem como o contacto por correio, que aumenta 3.9% no período.



placeholder

Fonte: Marktest, Basef Banca
Base: Indivíduos bancarizados


Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais