Quem Vê TV

Numa análise para o primeiro semestre de 2002, o perfil de audiência de televisão por canais apresenta estruturas diferenciadas. A análise teve como base a comparação entre a estrutura de audiência dos canais face à estrutura do Universo para as variáveis sócio-demográficas sexo, idade, região, posição no lar e classe social.

A análise dos perfis de audiência de televisão revela em primeiro lugar que para o conjunto dos quatro canais aerial (Total Aerial), a população mais idosa, os residentes no Litoral Centro, Interior e Sul, bem como os indivíduos que pertencem à classe mais baixa (D) e as Donas de Casa têm no conjunto da audiência do Total Aerial um peso maior do que aquele que apresentam no Universo.

Segundo estes dados da Marktest Audimetria disponibilizados pela Mediamonitor, a TVI e a SIC apresentam uma audiência com um perfil mais semelhante à média do Universo. Já a RTP1 e a RTP2 denotam maiores diferenças de perfil face ao Universo. Estas diferenças são mais notórias nas variáveis idade, região e classe social.

A RTP1 apresenta um perfil de audiência com maior peso de idosos do que a média, registando maior desvio em relação a este valor nos grupos de idade mais jovens (4/14 anos), que têm no canal um peso inferior à média do Universo e nos grupos de idade mais elevados (65 e mais anos), que têm no canal um peso superior à média. Também o peso da classe D e as Donas de Casa têm no canal um peso superior ao que têm no Universo.

A RTP2, pelo seu lado, distancia-se da média sobretudo no que diz respeito ao maior peso que aqui têm os residentes no Litoral Centro e ao peso que os indivíduos da classe social A/B têm na sua audiência, um pouco acima da média do Universo.

A SIC e a TVI, estações com níveis de audiência superiores aos destes canais para o período em análise, apresentam um perfil mais em linha com a média do Universo.

Na SIC têm maior peso que na média os residentes no Interior Norte, bem como os indivíduos mais idosos, os que pertencem às classes sociais mais baixas e as Donas de Casa.

Na TVI, os residentes no Litoral Centro e no Sul têm maior peso que no Universo, assim como as mulheres e os indivíduos com mais de 45 anos.



Perfil do Universo
Clique no gráfico

Perfil de Audiência
Total Aerial

Clique no gráfico

Perfil de Audiência RTP1
Clique no gráfico

Perfil de Audiência RTP2
Clique no gráfico

Perfil de Audiência SIC
Clique no gráfico

Perfil de Audiência TVI
Clique no gráfico



Fonte: Mediamonitor

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa