Madeira com maior densidade turística

Madeira com maior densidade turística

placeholder

A Marktest assinala o dia Mundial do Turismo (celebrado a 27 de Setembro), com uma análise ao número de estabelecimentos turísticos existentes em Portugal.

Grupo Marktest
25 setembro 2018

De acordo com as estatísticas do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index e na sua aplicação web Municípios Online, Portugal possuía, em 2016, 4805 estabelecimentos turísticos (incluindo alojamento local).

Do total de alojamentos, o número de hotéis representa um quarto da oferta e os alojamentos locais quase dois terços do total.

Em termos concelhios, Lisboa lidera a oferta, com 396 estabelecimentos, seguida de Funchal, Calheta (R.A.Madeira) e Albufeira. Nestes quatro concelhos apenas estão reunidos mais de um quinto dos estabelecimentos turísticos.

Já por regiões NUTII, é na região do Norte que está concentrado o maior número de estabelecimentos, representando cerca de um quarto do total. Contudo, a densidade de alojamento é maior na Região Autónoma da Madeira, que possui 32 estabelecimentos por 10 mil habitantes e mais de um estabelecimento por km2. Também a região do Algarve apresenta uma densidade elevada, com 14 estabelecimentos por 10 mil habitantes.

Considerando as tipologias dos estabelecimentos, nas regiões da Madeira e do Algarve os hotéis de 5 estrelas têm um peso relevante na oferta turística, representando respetivamente 17.8% e 19.5% do total de hotéis daquelas regiões.

O alojamento local assume grande relevância na oferta de alojamento turístico, sobretudo na região da Madeira, onde representa 84.1% do total de estabelecimentos hoteleiros e no Alentejo (76.8% do total). Na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve é onde o alojamento local tem menor peso, representando 55% e 40% dos seus estabelecimentos turísticos.

Estes estabelecimentos ofereciam uma capacidade total de 381 mil camas, 32.5% das quais localizadas no Algarve. Mais de metade (53%) da capacidade de alojamento é relativa a hotéis e 21% a alojamentos locais.

Os hotéis foram ainda responsáveis por 61% do total de hóspedes alojados e por 69% das dormidas realizadas nesse ano em Portugal enquanto os alojamentos locais receberam 13% dos hóspedes e 16% das dormidas.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais