Jornais e revistas com diferentes perfis

Jornais e revistas com diferentes perfis

placeholder

A análise dos dados do estudo Bareme Imprensa da Marktest permite observar diferentes perfis entre os leitores de jornais e de revistas.

Grupo Marktest
13 agosto 2019

O estudo Bareme Imprensa da Marktest quantifica, na primeira vaga de 2019, em 2 milhões e 582 mil portugueses que leram a última edição de um jornal e em 3 milhões e 314 mil que leram a última edição de uma revista. Estes valores correspondem, respetivamente, a 30.2% e a 38.7% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.

A análise dos dados disponíveis permite observar como a afinidade com jornais e com revistas é diversa entre os vários grupos sociodemográficos.

Os homens, os indivíduos entre 25 e 54 anos, assim como os quadros médios e superiores e os pertencentes à classe média alta são quem apresenta consumos de jornais acima da média do universo, revelando assim mais afinidade com estes títulos (afinidade acima de 100%).

Já no caso das revistas, registamos mais afinidade entre as mulheres, os indivíduos entre 25 e 44 anos, os quadros médios e superiores e os indivíduos da classe alta.

Entre as regiões é onde se observa menor heterogeneidade de comportamentos, embora os residentes na Grande Lisboa apresentem afinidade positiva com jornais e os residentes no Grande Porto com revistas.

A análise tem como base os resultados da 1ª vaga de 2019 do estudo Bareme Imprensa, o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais