Acesso à internet em Portugal é cada vez mais Mobile

Acesso à internet em Portugal é cada vez mais Mobile

placeholder

Já se encontra disponível a nova edição do estudo Bareme Internet – Edição 2019 – que analisa a utilização e o comportamento dos portugueses na Internet e pelo segundo ano consecutivo, em Portugal, a utilização da internet por Telemóvel ultrapassa a utilização por PC.

Grupo Marktest
3 setembro 2019

O Grupo Marktest apresenta a nova edição do estudo Bareme Internet, um documento de consulta essencial para quem necessita de estar a par dos indicadores mais importantes sobre a caracterização do acesso, meios, condições e comportamentos relativos ao meio internet.

O estudo realizado teve como base amostral 6 121 indivíduos, sendo analisado o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Os objetivos do Bareme Internet são os seguintes:

  • Caracterizar a população portuguesa do continente, com 15 e mais anos, relativamente à sua utilização da Internet (navegação, compras (E-commerce), serviços de comunicação, entretenimento, entre outros).
  • Conhecer dados de equipamentos de acesso à Internet no lar (pc, tablet, smartphone, televisor, consola de jogos).
  • Sendo o Bareme Internet um estudo de caracterização, actualmente constitui o Estudo de Base para o netAudience sistema integrado para medição de audiências de Internet – que conjuga a informação de dois painéis (meter e mega) e a medição site centric, e uma das suas muitas funções, é revelar a evolução e as tendências de indicadores globais do consumo de Internet.

    Neste sentido, este novos dados de Bareme Internet, permitirão actualizar o universo do netAudiece nas próximas vagas.

    Um dos principais indicadores analisados é a utilização na Internet, sendo relevante, avaliar a sua utilização por dispositivo (PC, Mobile, Tablet, Televisão, Consola de Jogos).

    Como demonstra o gráfico seguinte, constata-se pelo segundo ano consecutivo, que a utilização da internet via Telemóvel (67,0%) ultrapassou a utilização por PC (59,9%), confirmando uma vez mais a tendência no aumento de quota de utilizadores através destes dispositivos.

    Em termos gerais, a utilização da internet voltou a aumentar, tendo alcançado o seu ponto mais alto este ano (74,6%).

    Para este ano, torna-se particularmente interessante comparar e avaliar os resultados do ano anterior com o período homólogo em 2019, dada a evolução geral na utilização da internet e especificamente por device, nomeadamente, por Telemóvel (67%), por TV (18,6%) e por Consola de Jogos (8,5%), sendo que a utilização de internet através da Televisão, passou de 9,3% para 18,6%, e já se encontra muito próxima dos valores observados na utilização da internet através de Tablet.

    A análise realizada teve como base os resultados de 2019 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

    Conheça aqui os indicadores analisados nesta edição do Bareme Internet. Contacte-nos se desejar mais informações sobre este assunto.

    Arquivo de notícias

    Clipping

    ver mais

    Em Agenda ver mais