Concelhos de maior risco face à COVID-19 representam mais de dois terços do poder de compra do Continente

Concelhos de maior risco face à COVID-19 representam mais de dois terços do poder de compra do Continente

placeholder

Uma análise ao mapa de risco da COVID-19 com base em informação compilada pela Marktest, mostra que, nos dois grupos de concelhos de maior risco, vive 69% da população e concentra-se 68% do seu poder de compra.

Grupo Marktest
24 novembro 2020

O Governo classificou os concelhos do Continente relativamente ao seu risco face à evolução da pandemia de COVID-19, tendo como base o peso que o número de novos casos da doença nos últimos 14 dias tem no total da sua população.

Os últimos dados disponíveis foram publicados no site do Governo, onde são apresentados os 4 grupos de concelhos: risco moderado (65 concelhos), risco elevado (86 concelhos), risco muito elevado (80 concelhos) e risco extremamente elevado (47 concelhos). Esta lista, que tem em conta o número de novos casos no concelho e a dinâmica inter-concelhia (podendo estar incluídos no mesmo grupo concelhos com número diferente de casos), será revista e atualizada quinzenalmente.

Os dados do sistema de geomarketing Sales index da Marktest permitem recriar este mapa de risco e analisar as características de cada grupo de concelhos.

O mapa seguinte evidencia uma clara diferença entre o norte e o sul do país, com a maioria dos concelhos do Alentejo e Algarve no grupo de risco moderado (menos de 240 novos casos por 100 mil habitantes) e a maioria dos concelhos dos distritos de Porto, Braga e Aveiro nos grupos de maior risco (mais de 960 novos casos por 100 mil habitantes).

Assim, vemos que, os dois grupos de concelhos de maior risco (risco muito elevado ou extremamente elevado - acima de 480 novos casos por 100 mil habitantes), representam 38% da área do Continente mas concentram 69% da população total e 68% do seu poder de compra. 69% das empresas estão aqui localizadas, sendo responsáveis por 80% do VAB e 75% das exportações. Estes concelhos detêm ainda 71% dos hospitais, 56% dos lares e 55% dos seus utentes.

Nota metodológica
O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente.

É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de eletricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.

Este índice é calculado pela Marktest desde 1992 e constitui uma referência na aplicação para o Geomarketing Sales Index , que a Marktest desenvolve desde então. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais