Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

As medidas de combate à pandemia, com a renovação do Estado de Emergência, maniveram-se o assunto em destaque nas notícias de Tv na semana de 16 a 22 de novembro, também marcada pela vitória de Miguel Oliveira no Algarve.

Grupo Marktest
24 novembro 2020

A 2ª vaga da pandemia de Covid-19 foi o destaque da última semana. Em resposta ao número record de mortos e infectados diários, o Presidente da República solicitou ao Parlamento a renovação do Estado de Emergência. O Primeiro-Ministro António Costa apresentou medidas restritivas de recolher obrigatório e circulação da população. Estas medidas vão ser aplicados segundo o risco de contágio de cada concelho. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 640 notícias e 28 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 10 horas de emissão e 228 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi a situação nos EUA. O Presidente Trump continua a não aceitar a derrota eleitoral dificultando a transição de poder. A situação sanitária provocada pela pandemia forçou alguns estados a decretar o recolher obrigatório, isto enquanto os sistemas de saúde atingem os limites. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 48 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 22 notícias emitidas.

O piloto Miguel Oliveira venceu o Grande Prémio MEO de Portugal em MotoGP, disputado no Autódromo Internacional do Algarve em Portimão. O piloto português venceu a prova destacado, depois de nos treinos ter obtido a Pole-position para a corrida. Foi a 2ª vitória do piloto português no Campeonato Mundial de 2020 na última prova da temporada. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 46 notícias e 1 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 30 minutos de emissão e 20 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque na última semana foi para a renovação do Estado de Emergência e para as novas medidas restritivas a implementar em cada Concelho. O tema representou 90% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais