Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A pandemia de COVID-19, nomeadamente a chegada a território nacional da nova estirpe do vírus, foi o destaque nas notícias de Tv na semana 28 de dezembro de 2020 a 3 de janeiro de 2021.
Grupo Marktest
5 janeiro 2021

placeholderA pandemia foi o grande destaque da última semana. Com o processo de vacinação a decorrer, a notícia de uma nova estirpe de Sars-cov 2, mais contagiosa, vem alertar a população que a guerra à pandemia ainda não está ganha. O relaxar de medidas restritivas e o aumento de contactos durante a semana do Natal poderá ter reflexo numa 3ª vaga da pandemia durante o mês de janeiro. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 511 notícias e 19 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 7 horas de emissão e 185 notícias emitidas.

A entrada em 2021 foi outro dos assuntos em destaque. A proibição de festas de réveillon e de reuniões de grande número de pessoas foi um desafio novo nesta passagem de ano. A Madeira foi uma das exceções. Embora com muitas restrições, realizou-se o tradicional fogo de artifício na baia do Funchal. Com a passagem para 2021, o Brexit entrou em vigor, com o Reino Unido a abandonar oficialmente a União Europeia. O serviço Telenews da MediaMonitor contou um total de 128 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 53 notícias emitidas.

No primeiro dia de 2021, surgiu a notícia do falecimento de Carlos do Carmo, aos 81 anos. Os amigos recordam um homem com um apurado sentido crítico, mas também generoso e que ajudou a mudar a história da música portuguesa. O Governo decretou um dia de luto nacional. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 78 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 26 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a vacinação contra a Covid-19 e para o aumento de casos que se começa a verificar. O tema representou 64% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais