Comércio e indústria alimentar representam um quarto da publicidade
Comércio e indústria alimentar representam um quarto da publicidade
placeholder
Os dados da MediaMonitor, disponíveis no Anuário de Media e Publicidade, indicam que os dois sectores foram responsáveis por um quarto do investimento publicitário realizado em 2020, a preços de tabela.
Grupo Marktest
16 março 2021

placeholder Em ano de pandemia e marcado pela quebra de 4.6% dos investimentos publicitários a preços de tabela, o sector do comércio manteve-se o maior investidor nos meios Tv, rádio, imprensa, outdoor, internet e cinema.

Estes dados, produzidos pelo serviço de monitorização de investimentos publicitários multi-meios Adex da MediaMonitor, estão disponíveis no Anuário de Media e Publicidade que o Grupo Marktest está agora a lançar.

O sector do comércio representou, em 2020, 13.9% do investimento a preços de tabela naqueles meios, seguido da indústria da alimentação, que teve um peso de 11%.

Em conjunto, as marcas destes dois sectores foram responsáveis por 25% do bolo publicitário. Ao longo do ano, os 2 sectores oscilaram entre 21% do investimento total, em janeiro, e 30%, em dezembro.

placeholder

Entre os sectores que mais investiram em comunicação publicitária, estão ainda a indústria farmacêutica, com 9% de share of voice, a indústria automóvel (8.6%) e a higiene pessoal (7.8%). No total, mais de metade do mercado publicitário ficou concentrado nestes cinco sectores.

Os dados do Anuário de Media e Publicidade mostram ainda que a televisão foi o meio que mais publicidade captou, responsável por 83.3% dos montantes a preços de tabela. Foi seguido pela Internet, que recolheu 8.5% dos valores, enquanto os restantes meios absorveram 8.2%.

Esta análise foi realizada com recurso à YUMIANALYTICS/Admonitor da MediaMonitor para o ano de 2020 e está disponível no Anuário de Media e Publicidade 2020, que permite ter uma radiografia muito aprofundada do comportamento dos portugueses relativamente aos media (Tv, rádio, imprensa, internet), investimentos publicitários e oferta noticiosa nas TVs. Apresenta ainda uma nova área de exploração dos dados de Tv em dashboard digital na YumiAnalytics web, a nova plataforma de análise e visualização de dados que o Grupo Marktest está a disponibilizar.

Veja aqui um documento de apresentação desta análise, bem como a listagem completa de informação disponível e aqui uma Demo do novo Dashboard Tv na YumiAnalytics web:

placeholder

Se deseja adquirir esta análise, pode fazer a sua encomenda pelos seguintes meios:

  • Envie-nos uma Mensagem;
  • Dirija-se à nossa Loja e adicione este produto ao "cesto de compras".

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR

  • Health & Fitness 2021

    Neste evento virtual será abordada a relação dos consumidores com a saúde e a prática desportiva considerando a Pandemia e a atividade das Marcas neste mesmo contexto.

    20 de maio de 2021

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk