Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A vacinação contra a COVID-19, com o atingir antecipado da meta de 70% da população vacinada, foi o tema em destaque nas notícias de Tv de 16 a 22 de agosto de 2021.
Grupo Marktest
24 agosto 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi o destaque na última semana. Portugal está no top do ranking dos países com a população mais vacinada, 70% da população portuguesa tem a vacinação completa. Continua o esforço da Task Force para vacinar os jovens maiores de 12 anos antes do início do ano escolar. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 213 notícias e 7 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 3 horas de emissão e 87 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foram os incêndios que deflagraram no Alentejo e Algarve. As temperaturas altas e o vento forte que predominou tornaram as operações de combate aos incêndios muito difíceis, com Castro Marim, Tavira e Odemira a serem palco de grandes incêndios. Vários distritos do continente mantêm-se em alerta perante a continuação de condições de tempo quente e vento forte para os próximos dias. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 151 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 2 horas e meia de emissão e 60 notícias emitidas.

No âmbito internacional, a situação no Afeganistão foi o tema em foco na última semana. Com a retirada das forças militares dos EUA, os Talibans assumiram o controlo do país. Os países ocidentais com presença no Afeganistão procuram evacuar os seus nacionais, assim como colaboradores afegãos que fogem às retaliações Talibans. O serviço Telenews da MediaMonitor contabilizou um total de 225 notícias e 9 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 4 horas de emissão e 85 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a Covid-19, nomeadamente a vacinação dos jovens maiores de 12 anos. Portugal atinge 70% da população com vacinação completa. O tema representou 52% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais