Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A vacinação contra a COVID-19, com o aproximar dos 85% da população com vacinação completa, foi o tema em destaque nas notícias de Tv de 23 a 29 de agosto de 2021.
Grupo Marktest
31 agosto 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi o destaque na última semana. Portugal aproxima-se dos 85% de população vacinada, atingindo o objectivo mais cedo do que estava previsto. A próxima fase de desconfinamento poderá ser antecipada. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 2224 notícias e 7 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 3 horas de emissão e 99 notícias emitidas.

No âmbito internacional a situação no Afeganistão contínua em foco. Com o atentado do Estado Islâmico que provocou mais de uma centena de mortos e feridos em Cabul, a retirada de colaboradores civis tornou-se mais dificil, os países com presença no território procuram finalizar os esforços de retirada de colaboradores civis afegãos.O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 165 notícias e 6 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 61 notícias emitidas.

No âmbito desportivo o Futebol Português esteve em destaque. Foi anunciado o regresso de Cristiano Ronaldo ao Manchester United de Inglaterra, este regresso acontece ao fim de 12 anos. O Benfica assegurou a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões ao eliminar o PSV, o futebol português terá este ano três representantes na prova mais importante da UEFA. No âmbito nacional o Benfica colocou-se na liderança isolada da classificação da liga portuguesa ao vencer o Tondela na Luz, e aproveitando os deslizes dos adversários directos nas últimas jornadas da prova. O serviço Telenews da MediaMonitor contabilizou um total de 176 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 2horas de emissão e 66 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a situação no Afeganistão. O atentado junto ao aeroporto de Cabul complica a retirada dos últimos ocidentais e colaboradores civis afegãos quando se aproxima o final do prazo combinado com as forças Talibãs. O tema representou 40% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais