Expectativas voltam a baixar

Depois de uma subida do índice de expectativa em Julho, o valor volta a baixar em Setembro, revelando que os portugueses se encontram pessimistas face à evolução da situação económica pessoal e do país.

Em Setembro, o índice de expectativa Marktest situa-se nos 34.7%, baixando mais de quatro pontos face ao anterior período (Julho, já que em Agosto este indicador não é recolhido, dada a atipicidade dos comportamentos neste mês). Este valor indica um sentimento pessimista dos portugueses.

A regionalização deste indicador revela-nos em Setembro uma maior aproximação entre as regiões: o índice varia entre 31.9% no Litoral Norte, a região mais pessimista, e 39.8% na Grande Lisboa, a região menos pessimista.

Neste mês, foram mesmo as opiniões dos residentes no Norte do país que influenciaram o índice, já que tanto no Litoral Norte, como no Interior Norte e no Grande Porto, o índice registou quebras, contrariando o sentimento mais optimista dos residentes no sul do país, que evidenciaram um crescimento face ao período anterior.

O índice de expectativa é um dos resultados do Barómetro Político Marktest/DN/TSF, realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos.

Consulte aqui a Ficha Metodológica desta sondagem.







Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais