Genéricos: informação precisa-se!

Esta é a principal conclusão de uma sondagem exclusiva realizada pela Marktest para a Marktest.com. A maioria dos portugueses considera-se mal informada relativamente à política do governo sobre os medicamentos genéricos, mas entende que os medicamentos genéricos são iguais aos medicamentos de marca. Por outro lado, a grande maioria nunca pediu ao médico nem nunca comprou um medicamento genérico.

Numa altura em que o Governo apresentou propostas concretas para estimular a prescrição e venda de medicamentos genéricos, a Marktest.com solicitou à Marktest a realização de uma sondagem nacional com o objectivo de avaliar as opiniões dos portugueses em relação a esta matéria.

Dos inquiridos nesta sondagem, 55.1% reconheceu estar mal informado relativamente à política do Governo sobre os medicamentos genéricos, 34.1% afirmou estar bem informado sobre o assunto e 10.7% não soube ou não quis responder à questão.

É junto dos indivíduos entre os 35 e os 54 anos que encontramos maior percentagem que afirma estar bem informado, bem como junto dos indivíduos pertencentes às classes sociais mais altas.

A opinião de que os medicamentos genéricos são iguais aos medicamentos de marca é uma opinião partilhada pela maioria: 58.6% dos inquiridos afirma-o, contra 6.1% que entende que os genéricos são melhores, 5.5% que entende o contrário e 29.8% que não sabe ou não responde à questão.

Apesar da opinião favorável quanto à sua equivalência com os medicamentos de marca, a sua prescrição e compra ainda não faz parte dos hábitos dos portugueses: 92.1% afirmou nunca ter pedido ao médico a prescrição de genéricos e 85.1% afirmou nunca os ter comprado. É igualmente junto das faixas etárias 35-54 anos e classe social alta/média alta que encontramos maior percentagem de indivíduos que afirma ter pedido receita de genéricos ao médico e compra efectiva.

A sondagem da Marktest foi realizada nos dias 1 e 3 de Outubro de 2002. Consulte aqui a Ficha Metodológica.





Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais