Terrorismo e Guerra no Iraque concentram a atenção de lisboetas e portuenses
14 abril 2004
A guerra no Iraque e os atentados terroristas e ela associados, continuam a marcar os acontecimentos negativos da semana, de acordo com os entrevistados para o Fonebus da Marktest.

Os residentes na Grande Lisboa e Grande Porto, com mais de 18 anos, consideraram como acontecimento mais negativo da semana os atentados ocorridos no Iraque, com 14.6% de referências.

O terrorismo em Espanha também continua a ser referido, esta semana por 13.8% dos inquiridos.

Os ferimentos que atingiram os soldados da GNR no Iraque foram para 4.7%, o acontecimento mais negativo.

Houve ainda 32% que referiu outros acontecimentos e 34% que não respondeu ou não soube responder às questões.

placeholder

Em termos de acontecimentos positivos, verifica-se que os resultados obtidos neste estudo estão absolutamente condicionados pela data de recolha das entrevistas telefónicas respectivas.

Assim, até ao final do dia 7 de Abril (data do primeiro dia de recolha), houve maior dificuldade em identificar o acontecimento mais positivo da semana, e poucos foram os que referiram os progressos no combate ao terrorismo em Espanha (que veio a ser o segundo acontecimento mais positivo, com 2.8% de referências).

Já a partir do dia 8, após o jogo de futebol entre o Futebol Clube do Porto e o Lyon, a maioria referiu a passagem às meias finais do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões, sendo este o acontecimento mais positivo da semana (com 4.3% de referências).

2.8% considerou não ter acontecido nada de positivo e 7.1% referiu outros acontecimentos

83% não respondeu ou não soube responder à questão.

placeholder

Consulte aqui a Ficha Metodológica desta sondagem.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais