Um Contra Todos
14 abril 2004
O concurso da RTP1 que veio substituir o “Quem Quer Ser Milionário” conta já com cerca de 2 meses de emissões. As 47 emissões deste concurso (entre 16 de Fevereiro e 12 de Abril) obtiveram uma audiência média de 10.4% e um share de audiência de 25.7%.

Analisando os shares de audiência ao longo das 47 emissões, podemos observar que a tendência é relativamente estável, mantendo-se na generalidade das emissões entre os 20 e os 30%, apesar das constantes oscilações dentro destes valores. Pontualmente os valores de share obtidos saem desta margem, tanto acima dos 30% como abaixo dos 20%. Analisando o 1º caso (valores acima dos 30%) temos as primeiras duas emissões (30.1 e 30.8%), a emissão do dia 29 de Fevereiro (31.4%) e a do dia 10 de Abril (31.8% - o valor mais elevado de share obtido no período em análise).

Relativamente às emissões cujo share se situou abaixo dos 20%, temos apenas duas situações: a emissão do da 17 de Março (19.1%) e do dia 31 de Março (17.7% - o valor mais baixo de share obtido no período em análise).

placeholder

Relativamente ao Coeficiente Alpha *, podemos observar que desde o início das suas emissões este concurso contribuiu sempre positivamente para o desempenho da RTP1, excepto na emissão que teve lugar no dia 31 de Março - em que o coeficiente alpha registou um valor de 75.2%.

placeholder

* O Coeficiente Alpha compara a audiência do programa com a audiência do canal. Veja nota metodológica.

Nota Metodológica

Coeficiente Alfa (Alp%)

Avalia a eficiência do evento, isto é, a relação entre o total de minutos contactados e o total de minutos emitidos, reflectindo o contributo daquele evento para os níveis de audiência do canal.

placeholder = 100: O suporte/evento em análise apresenta um peso equivalente à média global do respectivo canal.
placeholder < 100: O suporte/evento apresenta um desempenho inferior à média global do canal.
placeholder > 100: O suporte/evento contribui positivamente para o desempenho global do respectivo canal, dado apresentar uma audiência média superior à média global do canal.

Exemplo:
placeholder
Poderemos concluir que o Evento C contribui positivamente para o desempenho do respectivo canal, dado apresentar uma audiência média quase três vezes superior à do canal.
Esta análise foi elaborada com base no software e-telereport.com da MediaMonitor.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais