Iraque dominou noticiários em Março

placeholderSegundo os elementos da MediaMonitor, no seu serviço Telenews, a crise no Iraque foi o tema forte dos noticiários de Março. As televisões rapidamente deixaram para segundo plano assuntos como o escândalo de pedofilia na Casa Pia ou o uso de Nitrofuranos na produção de carne de aves.

De acordo com o relatório de Março do Telenews da MediaMonitor, do total de 3497 notícias emitidas ao longo do mês, 3219 notícias diziam respeito à Crise no Iraque (mais de 123 horas de informação), o que vem contrastar com as 117 notícias (5 horas e meia) emitidas sobre o Escândalo na Casa Pia e com as 161 notícias (5 horas) sobre o uso de Nitrofuranos.

Em termos de exposição (tempo de emissão) e de visibilidade (exposição ponderada pela audiência) por canal, podemos observar nos gráficos seguintes que a RTP1 assegurou 32% da exposição total deste tema, seguindo-se a SIC e a TVI - ambas com 26.6% da exposição total.

placeholder

Se ponderarmos a exposição de cada canal com as audiências obtidas, obtemos a quota de visibilidade deste tema por canais. Em Março, a RTP1 foi o canal que obteve maior visibilidade deste tema (além de ter sido o que maior exposição lhe conferiu) com 36% de quota de visibilidade; seguida da TVI com 31% e da SIC com 28%. A RTP2 obteve apenas 5% de quota de visibilidade.

Note-se que, apesar de a SIC e a TVI terem tido exactamente a mesma quota de exposição durante o mês de Março (ou seja, apesar de terem dedicado o mesmo número de horas ao tema), a TVI obteve maior visibilidade.

Analisando a exposição por cada programa noticioso, podemos observar que foi o Telejornal (RTP1) que maior exposição deu à Crise no Iraque com 17.2%, logo seguido do Jornal Nacional da TVI com 17% de quota de exposição.

placeholder



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais