Um ano de notícias

A 17 de Maio de 2002 a Marktest.com iniciava o projecto do que se viria a tornar a Marktest.com Notícias, a nossa newsletter semanal.

Produzido de início de forma experimental e tímida, o projecto começou gradualmente a enriquecer-se: os conteúdos diversificaram-se, a quantidade de notícias e análises aumentou, tal como aumentou também a colaboração das várias empresas do Grupo Marktest e a disponibilidade dos seus quadros para nos ajudarem, dando pistas, ideias, dados e críticas que nos ajudam a melhorar ainda mais.

Com a abertura do site www.marktest.com, o número dos que contactam com a Marktest.com Notícias aumentou igualmente. Se, no início de 2003, ela se dirigia a cerca de 2.000 contactos, hoje são cerca de 10.000 os que recebem regularmente a Marktest.com Notícias.

A distribuição da Marktest.com Notícias tem tido igualmente um efeito positivo nos registos no nosso site, já que o dia em que temos, em média, mais registos é aquele que se segue à sua distribuição.

Um ano de Marktest.com Notícias permite também fazer um balanço sobre a sua produção. Num ano, a Marktest.com Notícias distribuiu 53 números, editámos 620 páginas de notícias e redigimos 477 notícias, uma média de 9 notícias por edição.

Ao longo deste período tivémos uma especial atenção pela área da media – aquela que constitui o core business do Grupo Marktest. Do total, redigimos 94 notícias (18.8%) sobre media (audiências TV, Rádio, Imprensa, Outdoor, Internet).

Regularmente, publicámos resultados de sondagens de opinião, realizadas na grande maioria em exclusivo pela Marktest para a Marktest.com. Do total de 477 notícias redigidas, 63 (12.6%) referiam-se a sondagens de opinião. A partir de 30 de Outubro de 2002 começámos a acompanhar semanalmente o “sentimento” dos lisboetas e portuenses face aos temas que em seu entender se destacaram pela positiva e pela negativa. Sobre este assunto, veja também o artigo que publicamos aqui.

A área da publicidade foi igualmente uma das mais trabalhadas na Marktest.com Notícias: no total, 8.6% (43) das notícias que produzimos referiam-se a esta área, que é igualmente uma área importante para o Grupo Marktest.

Estes três assuntos constituíram 40% da nossa edição. Os outros grandes temas estão representados no gráfico, tendo sido assinalado a cinza o número de notícias produzidas sobre cada tema e a azul a percentagem que representam no total.

O feedback que recebemos mostra-nos como a Marktest.com Notícias tem constituído uma importante fonte de informação para empresas, estudantes e também para jornalistas, que aqui encontram muitas vezes matérias para os seus próprios trabalhos.

Esse feedback mostra-nos também como muitos dos temas que abordamos geram surpresas, interrogações, despertam curiosidades, aguçam o apetite por mais informação e como, muitas vezes, geram luz sobre dúvidas persistentes.

E, talvez mais importante que isso, como muitos dos temas que divulgamos ou das análises que redigimos têm, efectivamente, uma aplicação prática nas empresas – da interpretação de artigos que fazemos resultam muitas vezes indicações comerciais concretas com objectivos precisos.

Tudo isto nos motiva a continuar, mas também nos faz sentir o peso da grande responsabilidade que temos pela frente. Continuaremos a assumi-la com o mesmo esforço e dedicação que até aqui, esperando poder contar com imaginação e criatividade suficientes para manter o interesse dos nossos “leitores”.

Para os mais interessados, sistematizámos todas as notícias publicadas no último ano e fizemos um índice temático que poderá encontrar aqui. Guarde o “endereço”, ele poderá ser-lhe útil quando precisar de consultar uma notícia mais antiga sobre um tema concreto.

Para uma consulta do nosso arquivo de notícias, pode dirigir-se aqui e para obter uma listagem de todas as notícias, pode usar este link.

Em Dezembro de 2002 iniciámos com o OBERCOM (Observatório da Comunicação) um protocolo de permuta de links e, desde então, temos mantido uma página actualizada com a newsletter do OBERCOM.

Em Agosto de 2002 a MediaMonitor iniciou também a produção de uma newsletter semanal. Analisando dados próprios, esta newsletter veio complementar a Marktest.com Notícias, aprofundando algumas análises, acrescentando outras. Desde Outubro de 2002, a Marktest.com tem igualmente feito a distribuição desta newsletter e tem mantido semanalmente actualizada essa informação no nosso site, bem como um arquivo de todos os números editados (consulte aqui)

Estão em análise o estabelecimento de protocolos de permuta de links com algumas entidades, que permitam diversificar e enriquecer a nossa oferta de conteúdos. Estamos certos que isso constituirá uma mais-valia importante do nosso site.

A Marktest.com espera poder contar com a sua visita muitas vezes.



Esperança Afonso



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais