Políticos com pior imagem Os resultados de Julho do Barómetro Marktest/DN/TSF indicam que a imagem de todos os líderes políticos voltou a descer. Apenas Jorge Sampaio e Mota Amaral mantêm saldo positivo, apesar deste último ter assistido a uma quebra assinalável neste mês. Mota Amaral de Jorge Sampaio são os únicos líderes políticos com saldo de imagem positivo (diferença entre avaliação positiva e negativa das suas actuações) em Julho de 2003. Ainda assim, Mota Amaral viu a sua imagem descer 25 pontos percentuais, situando-se este mês nos 35%, provavelmente como consequência das afirmações polémicas que proferiu aquando da visita do Presidente Lula da Silva. O Presidente da República, Jorge Sampaio, é claramente o líder político com melhor imagem. Ainda que este mês tenha diminuido cerca de 3 pontos percentuais, a sua imagem mantém-se acima dos 80%.
Dos líderes partidários com assento parlamentar, Francisco Louçã foi o que teve menor exposição televisiva (cerca de 9 minutos). Por outro lado, é o líder com melhor imagem, ainda que este mês também tenha chegado a valores negativos (-0,4%). Em sentido oposto está a imagem de Carlos Carvalhas, que, depois de se manter com um valor idêntico entre Maio e Junho, volta a descer, chegando ao valor mais baixo desde Abril: -36.9%. Paulo Portas, Ministro de Estado e da Defesa Nacional e lider do CDS/PP, tal como no mês passado, mantém uma imagem negativa, aproximando-se de valores já registados em Abril, -13,5%. O líder do principal partido de oposição, Ferro Rodrigues, viu a sua imagem exposta cerca de 4 horas (a segunda maior exposição). Este líder não vê a sua imagem chegar a valores positivos desde Setembro de 2002 e apresenta neste Barómetro o valor mais baixo de sempre: -28.,5%. Clique nos Gráficos
O Barómetro Marktest/DN/TSF tem a seguinte Ficha Metodológica. |
Notícias
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- AdSummit
Evento online para profissionais de Marketing Digital.
15 a 17 de outubro de 2025
AdSummit
- B9+ European Digital Summit
Neste evento estarão reunidos líderes empresariais, especialistas e decisores políticos para debater três eixos estratégicos: competitividade digital europeia, simplificação regulatória e inteligência artificial.
16 de outubro de 2025
APDC - Digital Business Community e CIP - Confederação Empresarial de Portugal.
Auditório do Pavilhão de Portugal, Lisboa