A Internet em Maio

Grupo Marktest,  17 junho 2004

Em Maio, perto de 1,3 milhões de portugueses utilizaram a Internet a partir do lar, segundo os dados do Netpanel meter da Marktest. Este número representa um pequeno decréscimo relativamente ao mês anterior.

Em média, por dia, 469 000 indivíduos com 4 e mais anos utilizam a internet a partir do lar. No total, são consultadas mais de mil milhões de páginas, tendo-se registado em Maio um aumento deste indicador relativamente a Abril. O tempo de navegação mensal ronda as 9,9 milhões de horas, uma média de 318 mil horas por mês e 7 horas e 45 minutos por utilizador.

Em Maio, o top de utilizadores únicos continua encabeçado pelo domínio sapo.pt, que regista 880 mil utilizadores únicos, descendo ligeiramente face ao mês precedente. O domínio msn.com mantém-se na segunda posição, com 767 mil utilizadores únicos, registando também uma ligeira descida face a Abril. O terceiro lugar é ocupado pelo domínio microsoft.com, que, com 632 mil utilizadores únicos em Maio, regista um crescimento de 19% face ao mês anterior. Para além dos motores de busca, portais e sites de email que são presença habitual neste top, é também de salientar a presença neste ranking de domínios como a cgd.pt (254 mil utilizadores únicos em Maio, na 14ª posição), mytmn.pt (228 mil, na 16ª posição), publico.pt (195 mil, na 19ª posição) e millenniumbcp.pt/cidadebcp.pt (195 mil, na 20ª posição).

Em número de utilizadores únicos, o domínio aeiou.pt é aquele que, na lista dos 20 mais, registou um maior crescimento face a Abril: aumentou 25.0%, e surge em Maio na 17ª posição com 220 mil utilizadores únicos. Pelo contrário, o domínio google.pt registou uma quebra de 11.6% quanto ao número de utilizadores únicos, que em Maio totalizam 501 mil e que colocam o domínio na 8ª posição.

Quanto ao número de páginas visitadas, o top 20 é encabeçado pelo domínio msn.com, que regista mais de 66 milhões. O sapo.pt e o google.pt são os domínios que ocupam as posições seguintes, com 55,7 e 39,1 milhões de páginas visitadas, respectivamente. Destaque novamente para o domínio cgd.pt, que surge agora na 7ª posição, com 17,2 milhões de páginas visitadas. O domínio e-financas.gov.pt surge ainda bem colocado, na 10ª posição em Maio, com mais de 12 milhões de páginas visitadas. Ainda de referir, abola.pt, mytmn.pt, autohoje.com, record.pt e millenniumbcp.pt/cidadebcp.pt, que também se encontram nesta lista dos 20 mais.

Nesta tabela, a maior subida foi observada no domínio min-edu.pt, que quase triplicou face a Abril, registando mais 170.3% de páginas visitadas, num total de 5,8 milhões. Pelo contrário, o domínio yahoo.com protagonizou a maior descida, com uma quebra de 10.7% relativamente ao mês anterior.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest. Consulte-nos para mais informações.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk