Observatório Mcom
Grupo Marktest, 17 junho 2004

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 31 de Maio e 6 de Junho, a SIC obteve 29.6% de share de audiência, a TVI 26.7, a RTP1 24.2%, a 2: 5.0% e o video e outros canais 14.4%. O maior crescimento face à semana anterior foi o do video e outros canais, que aumenta um ponto e meio de share. Pelo contrário, o maior decréscimo semanal foi registado na RTP1, com menos 2.7 pontos de share.

Os programas mais vistos da semana foram Chocolate com Pimenta, exibido na SIC no dia 3, que registou 17.2% de audiência média e 41.7% de share de audiência. O segundo lugar foi ocupado pelo Os Malucos do Riso (repetição), do dia 4, emitido igualmente na SIC, que obteve 15.1% de audiência média e 41.5% de share de audiência. O terceiro posto é ocupado pela RTP1, com a transmissão, dia 5, do jogo de preparação da Selecção Nacional com a Lituânia; o programa registou 14.7% de audiência média e 46.6% de share de audiência. O quarto lugar do top é ocupado pelo programa Batanetes, da TVI, que registou no dia 31 de Maio 14.5% de audiência média e 34.8% de share de audiência. Finalmente, o quinto lugar pertenceu à SIC, com a sua emissão de Maré Alta do dia 6 de Junho, que obteve 14.3% de audiência média e 37.4% de share de audiência.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 39.6% da emissão noticiosa (em duração). A TVI garantiu 27.4% da informação total, a SIC 25.8% e a 2: 7.1%. Face à semana anterior, a RTP1 aumentou em quase cinco pontos a sua quota, em detrimento dos outros canais, que registaram todos uma quebra na sua quota informativa.



Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela cifrou-se nos 35,6 milhões de euros, menos 2.8% do que o registado na semana anterior. A TVI assegurou 41.9% deste montante, a SIC 38.5% , a RTP1 19.5% e a 2: 0.1%.

A Danone manteve-se como a marca que mais investiu neste meio no período, seguida da Vodafone, que sobe sete lugares face à semana anterior, e da Garnier, que se mantém na terceira posição. Pelo seu lado, a L’Oreal sobe ao primeiro lugar do top de anunciantes, seguida da Reckitt Benckinser, que sobe uma posição face à semana anterior, e da Danone, que também sobe um lugar. A Young & Rubicam foi a agência que mais investimento assegurou em televisão nesta semana, seguida da McCann Erickson e da Euro RSCG.



Internet
placeholder Na semana em análise, 893 mil utilizadores únicos acederam à Internet, um pouco menos que na semana anterior. A maior parte do seu tempo de navegação (43.4%) foi passada em domínios de topo .pt, seguidos do domínio de topo .com, que ocupou 41.2% do seu tempo de navegação. Os restantes domínios de topo representaram na semana 15.4% do tempo dedicado a este meio.

Face à semana anterior, foram estes últimos (outros) os domínios de topo que registaram aumento de quota, tendo os domínios de topo .pt e .com perdido quota face à semana anterior.

placeholder O domínio mais acedido foi o sapo.pt, que registou 523 mil utilizadores únicos no período, seguido do msn.com e passport.com (459 e 378 mil utilizadores únicos, respectivamente). O quarto lugar foi ocupado pelo domínio clix.pt (262 mil utilizadores únicos) e o quinto lugar pertenceu ao google.pt (260 mil utilizadores únicos).





Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais