Observatório Mcom
9 junho 2004

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 24 e 30 de Maio, a SIC obteve 29.3% de share de audiência, a RTP1 26.9, a TVI 26.8%, a 2: 4.1% e o video e outros canais 12.9%. O maior crescimento face à semana anterior foi o da RTP1, que aumenta quase dois pontos de share. Pelo contrário, o maior decréscimo semanal foi registado na TVI.

A semana ficou marcada pela vitória do FCP frente ao Mónaco, jogo emitido pela RTP1 no dia 26, que, com 30.7% de audiência média e 68.2% de share de audiência, é o programa mais visto do ano, batendo os recordes de 2002 e de 2003. O segundo lugar também se registou no mesmo dia, com o Telejornal (emitido logo depois do jogo) a atingir 23.5% de audiência média e 49.5% de share de audiência. Em terceiro, Os Malucos do Riso da SIC, que no dia 25 registaram 17.7% de audiência média e 40.5% de share de audiência. Em quarto, Os batanetes, da TVI, que no dia 24 atingiram 17.0% de audiência média e 40.8% de share de audiência.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 34.7% da emissão noticiosa (em duração). A TVI garantiu 29.4% da informação total, a SIC 28.2% e a 2: 7.6%. Face à semana anterior, TVI e RTP1 baixaram ligeiramente a sua quota, em detrimento dos outros canais.



Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela cifrou-se nos 36,6 milhões de euros, menos 3% do que o registado na semana anterior. A TVI assegurou 43.3% deste montante, a SIC 37.0% , a RTP1 19.7% e a 2: 0.1%, quotas próximas das verificadas na semana anterior.

A Danone manteve-se como a marca que mais investiu neste meio no período, seguida da Nestlé, que sobe dois lugares face á semana anterior, e da Garnier, que entra directamente para a lista das cinco mais da semana. Pelo seu lado, a Nestlé Portugal entra para o primeiro lugar do top de anunciantes, seguida da L’Oreal, que baixa uma posição, e da Reckitt benckinser, que também entra para o top 5. A Euro RSCG continua a ser a agência que mais investimento assegurou em televisão nesta semana, seguida da Ogilvy e da McCann Erickson.



Internet
placeholder Na semana em análise, 898 mil utilizadores únicos acederam à Internet, um pouco mais que na semana anterior. A maior parte do seu tempo de navegação (44.1%) foi passada em domínios de topo .pt, seguidos do domínio de topo .com, que ocupou 41.4% do seu tempo de navegação. Os restantes domínios de topo representaram na semana 14.5% do tempo dedicado a este meio.

Face à semana anterior, o domínio de topo .pt aumentou de quota, ultrapassando novamente o domínio de topo .com, que esta semana vê baixar a sua quota, enquanto os restantes se mantêm mais ou menos estáveis.

placeholder O domínio mais acedido foi o sapo.pt, que registou 529 mil utilizadores únicos no período, seguido do msn.com e passport.com (470 e 380 mil utilizadores únicos, respectivamente). O quarto lugar foi ocupado pelo domínio google.pt (286 mil utilizadores únicos) e o quinto lugar pertenceu ao clix.pt (268 mil utilizadores únicos).





Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais