Mais empresas de menor dimensão
9 junho 2004

placeholder Em Portugal, o número de estabelecimentos de empresas aumentou 39.6% no período entre 1995 e 2000; no entanto, este crescimento não se verificou de uma forma homogénea em todo o território nacional.

A faixa litoral localizada a norte de Lisboa foi a área que registou o maior aumento no número de estabelecimentos de empresas, destacando-se aqui o peso da Grande Lisboa e do Grande Porto, que, representando apenas 1,5% da área do território nacional, detinham, em 2000, 22% do total dos estabelecimentos de empresas existentes em Portugal.

No entanto, se em números absolutos todas as regiões tiveram um aumento do número de estabelecimentos de empresas, em temos relativos podemos afirmar que se verificou uma atenuação da metropolitanização uma vez que estas duas áreas tiveram um menor crescimento relativo comparativamente ao Litoral Centro e Norte.

O número de pessoas ao serviço nas empresas cresceu entretanto 20.1% no mesmo período, o que significa que aumentaram as empresas de menor dimensão. Este crescimento também não foi linear em todo o território. Apesar de se ter registado um decréscimo no número de pessoas ao serviço nas empresas na Grande Lisboa, esta região continua a ser a maior empregadora, já que é aqui que 25.8% das pessoas se encontram ao serviço em 2000.

O número de pessoas por estabelecimento tem vindo a sofrer uma diminuição desde 1995, sendo a descida mais acentuada entre 1999 e 2000, ano em que a média de pessoas por estabelecimento foi de 8.7, abaixo da média de 10.13 registada cinco anos antes.

placeholder

Estes são alguns dos elementos que poderá consultar na análise Os Concelhos Portugueses 1992-2002, que a Marktest.com produziu recentemente. Todos os números aqui referidos estão disponíveis por concelho. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais