Os gastos dos portugueses
9 junho 2004

placeholderEm Março de 2004, os lares portugueses que efectuaram compras, gastaram em média 205 euros. São dados do estudo MRI – Marktest Retail Index da Marktest.

Segundo os elementos do MRI, em Março foram realizados em média 11.1 actos de compra pelos lares portugueses, o que equivale a dizer que em média as nossas famílias fazem uma compra em cada três dias.

Este valor sofre algumas alterações de acordo com o perfil das famílias. Assim, por exemplo, a média de actos de compra na Grande Lisboa situa-se nos 12.9, enquanto no Interior Norte baixa para os 8.8. Também nos lares onde a dona de casa (principal responsável pelas compras do lar) é mais jovem, a média de actos de compra é menor: lares cujas donas de casa têm até 39 anos realizaram uma média de 9.4 actos de compra, enquanto por exemplo os lares cujas donas de casa têm entre 50 e 59 anos realizaram em média 12.2 actos de compra.

placeholder

Os lares que efectuaram compras em Março, gastaram em média 205 euros, um valor um pouco abaixo do mês anterior. O gasto médio mais elevado foi atingido na região do Grande Porto, com 227.4 euros, e o mais baixo situou-se no Interior Norte, com 174.1 euros.

O número de pessoas no lar é uma variável muito discriminante no que diz respeito aos gastos: se a média de gastos das famílias com uma a duas pessoas se situa nos 170 euros, já nas famílias de maior dimensão atinge os 235.1 euros, um valor consideravelmente mais elevado que aquele. Também a classe social é bastante diferenciadora: as famílias das classes alta e média alta gastaram em média 254.2 euros, enquanto as da classe média registaram gastos de 230.1 euros e as das classes média baixa e baixa se ficaram pelos 177.6 euros.

placeholder

Estes são alguns dos dados disponíveis no MRI. Consulte-nos se pretender mais informações.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais