A Internet em Dezembro

Grupo Marktest,  13 janeiro 2005

Em Dezembro , mais de 1,2 milhões de portugueses utilizaram a Internet a partir do lar, segundo os dados do Netpanel meter da Marktest.

Em média, por dia, 466 000 indivíduos com 4 e mais anos utilizaram a internet em suas casas durante o mês de Dezembro (crescendo um pouco relativamente ao mês anterior). No total, foram consultadas mais de mil milhões de páginas, tendo o tempo de navegação mensal superado as 10 milhões de horas, uma média de 339 mil horas por dia e 8 horas e 25 minutos por utilizador.

Dezembro constituiu o mês de 2004 com maior número de páginas visitadas em média por utilizador e com maior número de sessões médias por utilizador. Foi também o segundo mês com mais páginas visitadas e com mais tempo dedicado em média por utilizador e o terceiro mês do ano com mais tempo de navegação total.

Em Dezembro, o domínio sapo.pt manteve-se em primeiro lugar no top de utilizadores únicos, com 915 mil. O domínio msn.com segue igualmente na segunda posição, com 803 mil utilizadores únicos, e o google.pt, com 757 mil, ocupou a terceira posição. O passport.com, com 673 mil utilizadores únicos, está na quarta posição, seguido do domínio clix.pt, que se posicionou em quinto lugar, com 558 mil. Para além dos motores de busca, portais e sites de email que são presença habitual neste top, é também de salientar a presença neste ranking de domínios como o mytmn.pt, (308 mil, na 11ª posição) e cgd.pt (256 mil utilizadores únicos, na 13ª posição).

Na lista dos 20 domínios com mais utilizadores únicos em Dezembro, o tmn.pt foi o que mais cresceu relativamente a Novembro, com mais 58.6%. Nesta tabela registaram-se apenas duas descidas, sendo a mair a do iol.pt, com menos 1.7%.

Quanto ao número de páginas visitadas, o top 20 continua, pelo quinto mês consecutivo, encabeçado pelo domínio google.pt, que regista mais de 73 milhões. O msn.com manteve-se na segunda posição, registando perto de 64 milhões e o sapo.pt manteve-se na terceira posição, com mais de 55 milhões de páginas visitadas. Destaque novamente para domínios como o cgd.pt, que se posicionaou na 6ª posição, com mais de 20 milhões de páginas visitadas, abola.pt (9ª) ou mytmn.pt (10ª).

Na tabela de páginas visitadas, a maior subida face a Novembro foi protagonizada pelo domínio aeiou.pt, com mais 45.4%. A única descida foi observada no domínio portugalmail.pt, com menos 1.3%.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais