O cinema no 3º trimestre

Grupo Marktest,  13 janeiro 2005

O INE divulgou recentemente as estatísticas do cinema para o terceiro trimestre de 2004. O meio assistiu a aumentos de 17.5% no número de espectadores e de 22% nas receitas relativamente ao trimestre homólogo do ano anterior.

Segundo os resultados preliminares disponibilizados pelo INE, no 3º trimestre de 2004 foram realizadas 173,5 mil sessões de cinema em Portugal, a que assistiram 5,1 milhões de espectadores. Estas sessões geraram receitas superiores a 20,9 milhões de euros. Estes números, quando comparados com o trimestre homólogo do ano anterior, correspondem a um aumento de 20.2% no número de sessões, de 17.5% no número de espectadores e de 22.0% nas receitas do cinema.

Neste período, foram 217 os recintos que projectaram filmes, tendo oferecido 480 ecrãs e cerca de 103 mil lugares de lotação. Destes recintos, 23% localizavam-se em edifícos especificamente destinados a cinema, 36% em salas de centros comerciais e 41% em salas polivalentes.

O maior aumento no número de sessões foi observado na região do Alentejo, mais do que duplicando face a igual período do ano anterior. Mesmo assim, é a região do Continente com menor oferta de sessões de cinema.

O maior aumento no número de espectadores registou-se na Região Autónoma dos Açores, com mais 80.6% do que no 3º trimestre de 2003. No Continente, foi o Algarve a protagonizar a maior variação homóloga positiva, com mais 30.2%.

O aumento das receitas foi também mais acentuado nestas duas regiões, que observaram aumentos de 88.8% na Região Autónoma dos Açores e de 39.6% no Algarve.

Segundo o INE, que refere informações do ICAM (Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia), o aumento no número de espectadores fica sobretudo a dever-se à exibição de filmes como Shrek 2, Harry Potter e o Presioneiro de Azkaban e Homem Aranha 2, que tiveram uma grande afluência.

Do total de receitas de cinema, 48% concentraram-se na região de Lisboa e 27% na região Norte. O preço médio por bilhete foi mais elevado na região de Lisboa, com um valor de 4,43 euros.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais