Imagem de José Sócrates em alta
Grupo Marktest, 12 maio 2005

placeholderSegundo os resultados de Abril do Barómetro Marktest/DN/TSF, a imagem do Primeiro Ministro e líder do PS, José Sócrates, mantém-se em alta. Efectivamente, quando questionados acerca da actuação deste político, a maioria dos entrevistados tem opinião positiva, independentemente da sua idade, sexo, classe social ou região.

Para além disso, a imagem que os entrevistados têm acerca dos líderes partidários com assento parlamentar é positiva, excepção feita a Paulo Portas, à data deste Barómetro ainda líder do PP, que obteve um saldo de imagem de -32.3% (diferença entre as opiniões que classificam positivamente a sua actuação e aquelas que a classificam de forma negativa).

José Sócrates foi em Abril, tal como no mês de Março, o líder partidário com o saldo de imagem mais elevado, subindo mesmo relativamente ao mês anterior (de 53% em Março para 63.7% em Abril).

Em segundo lugar, mas com um saldo de imagem bastante abaixo de José Sócrates, vem Jerónimo de Sousa, líder do PCP, com um saldo positivo de 29% (uma quebra e 4.9 pontos percentuais relativamente a Março).

Também Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, viu o seu saldo de imagem descer entre Março e Abril (de 29.4% para 27.4 %).

Luís Marques Mendes, recentemente eleito líder do PSD, é o político com o saldo de imagem positivo mais baixo: 17.2%. É ainda de salientar a elevada percentagem de inquiridos com dificuldade em classificar a actuação deste político (32.1% classificam positivamente a sua actuação, 22.6% classificam negativamente e 45.3% não respondeu ou não soube responder a esta questão).

placeholder

Relativamente ao Presidente da República, Jorge Sampaio, e ao Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, a sua actuação resultou num saldo de imagem de 73.4% e 57.8 %, respectivamente. É também de referir que, relativamente a Jaime Gama, 50.3% dos inquiridos não soube dar a sua opinião acerca da actuação deste político.

Consulte aqui a Ficha Metodológica do Barómetro Marktest/DN/TSF e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais