Índice de procura por classe social
Grupo Marktest, 10 maio 2005

placeholderDe acordo com os resultados do estudo MRI - Marktest Retail Index, as classes alta e média alta destacam-se das restantes na procura de produtos para bebé e de padaria e pastelaria. Mas, se analisado o tipo de loja, encontramos maiores diferenças de comportamento entre as classes.

Numa análise do comportamento de compra das famílias portuguesas de Janeiro a Novembro de 2004, os dados do MRI indicam que as classes sociais se diferenciam sobretudo quando analisado o tipo de loja.

Se, globalmente, as classes alta e média alta (A/B) registam valores acima da média sobretudo nas compras de produtos para bebé, padaria e pastelaria, congelados embalados e bebidas alcoólicas, já quando o tipo de loja é englobado na análise, são maiores as diferenças observadas no comportamento de compra das famílias portuguesas.

placeholder

Assim, nos hipermercados, as famílias das classes alta e média alta têm sempre um índice de procura superior às restantes classes sociais, destacando-se nos produtos de pet care, para bebé e consumíveis para o lar. Nestas lojas, as famílias da classe média (C1) também registam um índice de procura de produtos acima da média em todas as categorias analisadas, sendo de destacar o caso das famílias das classes média baixa e baixa (C2/D), pois são as que registam maior desvio negativo face ao valor médio - a análise do gráfico permite mesmo observar como o índice de procura destas famílias tem um comportamento "em espelho" com o das famílias das classes alta e média alta.

placeholder

Os supermercados aparecem nesta análise como as lojas onde menores diferenças de comportamento entre as várias classes sociais se observam. Os maiores desvios registam-se na procura de bebidas não alcoólicas, de congelados embalados, de padaria e pastelaria - onde as classes alta e média alta têm valores acima da média, bem como na procura de produtos de pet care e de higiene do lar - onde esta classe evidencia um comportamento de compra inferior à média do universo. Nestas lojas, é a classe média que regista maior índice de procura de produtos para bebé e são as classes média baixa e baixa as que possuem maior índice de procura de produtos de pet care.

placeholder

As lojas de discount observam maiores diferenças no comportamento das várias classes sociais. Aqui, são as famílias das classes média baixa e baixa as que têm maior índice de procura na generalidade dos produtos, destacando-se sobretudo no pet care e nas bebidas alcoólicas, com valores mais acima da média. Nestas lojas, as famílias da classe média destacam-se na procura de produtos de padaria e pastelaria e produtos para bebé, com valores acima da média. As classes média alta e alta apenas observam valores ligeiramente acima da média na procura de consumíveis para o lar.

placeholder

Esta análise tem como base informação do estudo da Marktest, Marktest Retail Index, que mensalmente recolhe junto de um painel de 3000 famílias do Continente todas as informações que permitem caracterizar o seu comportamento relativamente às compras. Contacte-nos se pretende obter mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais